segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Entrevista com Lourenço Mutarelli


Só vi hoje essa entrevista com um dos meus quadrinhistas favoritos, Lourenço Mutarelli, recentemente homenageado no HQ MIX 2015. Mixed feelings aqui: por um lado, uma pena que ele esteja tão resoluto em se distanciar dos quadrinhos. Mas compreensível: a produção quadrinista do Mutarelli é quase expressionista, tanto por causa de seu traço quanto pelos temas abordados. E quem já leu outras entrevistas com ele sabe que essas HQs estão associadas a um período bem tenso da vida do artista.
Por outro lado, no entanto, não dá pra não ficar mega feliz pela homenagem recebida e pelo artista estar num momento da vida mais tranquiloe em que, inclusive, pode se permitir experimentar com gêneros diferentes dos que são costumeiramente associados ao seu nome.
Tomara que a boa fase dure e que os dias mais apolíneos resultem numa produção literária vasta. (e pra quem não conhece, deixo aqui o episódio em que ele aparece no "Provocações" e, claro, fica a recomendação: corram atrás do encadernado reunindo as HQs dele estreladas pelo detetive Diomedes, além dos seus livros - ainda não li nenhum mas esse mês devo começar a corrigir esse erro - e dos filmes baseados em suas obras - dos que eu vi, posso recomendar "O Cheiro do Ralo" (2006) e "O natimorto" (2009), ambos MUITO bons. "Nina" de Heitor Dhalia (2004) não é baseado em nada dele mas tem varias animações feitas a partir da arte do Mutarelli, então, vale a menção - e também pelo fato de ser um puta filme legal) :-)

Nenhum comentário: