segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Member Star Wars???


Enquanto Simpsons definha, dia após dia, com suas couch gags dirigidas por convidados como ultimo respiro de criatividade e Family guy se mantém medíocre, apostando nas táticas de choque pra fingir alguma profundidade, South Park, no alto de sua VIGÉSIMA temporada, continua mordaz e acertando no alvo como nunca.
Ano passado, no primeiro ano em que a série apostou na estrutura de uma temporada com uma grande trama contínua, tivemos o surgimento do PC Principal e uma das observações mais ácidas sobre o politicamente correto. E neste ano, onde os EUA passam por um de seus momentos políticos mais bizarros ever (onde a eleição de Donald Trump se mostra uma opção tão perigosamente real que até mesmo Hilary Clinton se destaca como "o menor dos males"), obviamente Parker e Stone não podiam não falar de política...e por tabela, de nostalgia.
Já comentei aqui sobre as adoráveis memberberries, mas só pra salientar: No meio de uma eleição entre o Babaca gigante (Mr. Garrison, personificando Donald Trump) e o sanduíche de merda (Hilary), os americanos se vêem desesperados, sem a menor perspectiva de dias mais tranquilos adiante. E ai desponta o consumo das memberberries: frutinhas falantes que incentivam a nostalgia e a memória de "dias melhores" em quem as come: 





"Every great empire reaches a point where going backward can seem more appealing than going forward. When the world is changing so fast, it makes us yearn for the old ways when life seemed simpler. But it doesn’t mean those old ideas are good for us now. We have to face one hard reality as a county … the new Star Wars was not as good as everyone thought it was."

Num momento em que o mundo inteiro vê a ascensão de uma direita tacanha e reacionária (e o Brasil não foge disso. SP elegeu um prefeito que personifica o estereótipo do coxinha enquanto o RJ achou uma boa idéia botar um pastor da Universal pra governar a cidade) é fascinante ver a série usar a comédia pra traçar um paralelo entre o cenário político e o atual contexto revisionista as hell da cultura pop em geral (reboot atrás de reboot, atrás de sequencia, atrás de obra revisionista atrás de.....). E como um crítico constante da idéia de nostalgia, claro que estou feliz pra caralho com os rumos da temporada e, especificamente, com a cena acima. 
E again, e desculpem se me repito, mas: VIGÉSIMA TEMPORADA. VINTE ANOS. Inteligente e engraçada pra cacete. 
Member when The Simpsons was THAT good? 

Nenhum comentário: