terça-feira, 11 de setembro de 2018

Shada



Existem alguns cálices sagrados da mitologia whovian, que todo novo fã aprende, com o tempo, a respeitar. Por exemplo: de vez em sempre há a possibilidade de encontrarem episódios perdidos da série clássica. Arcos inteiros (e pedaços de outros) se perderam completamente pq, na época da criação destes, a BBC nem pensava nisso de "arquivo de imagens". Estamos falando de começo dos 60, ninguém pensava muito em home vídeo/entertainment e os cacetes. Outro desses "unicórnios Gallifreynianos" é Shada, o lendário arco escrito por Douglas Adams que deveria ter sido o season finale da 17th season. Negócio começou a ser desenvolvido em 1979, mas problemas da época (a saber: uma greve do staff da BBC) fez com que os responsáveis desistissem. Existem pequenos pedaços do que foi gravado que ganharam o mundo. Cenas do episódio foram usadas para suprir a falta de Tom Baker no especial "The 5 doctors". Posteriormente, uma animação em flash (com o 8th doctor - que deveria estar aqui mas não está funcionando aqui no chrome do trabalho, mas de boa, vcs acham fácil isso no youtube ou em torrent) e um livro adaptando o arco (já lançado no Brasil, devo dizer, bem bom) saíram oficialmente mas, nada além disso....até agora (bom....tecnicamente, tem aquela versão lançada em dvd com narração de Tom Baker completando as lacunas, mas.....). 
Sem nenhum aviso ou pompa, a TV britânica lançou o arco em Julho passado em forma de um longa de mais de 3 horas de duração. Parte live action, usando o que havia de cenas do negócio, e parte em animação, naquele mesmo estilo usado em recons dos arcos perdidos (caso mais recente foi "The power of the daleks", torando possível pela primeira vez em décadas que whovians possam assistir ao momento mais importante da história da série: a primeira regeneração, quando William Hartnell cedeu a posição de protagonista para Patrick Througton). A melhor parte? O elenco original volta para dublar a animação, então temos uma espécie de "reunion" do 4th doctor (Tom Baker) e da Romana II (Lalla Ward) em seus papéis clássicos. 


Como já disse aqui em várias oportunidades, esse casal é, junto com o 7th e Ace e o 12th com a Clara, minha encarnação favorita do duo "Doctor/Companion" em todos os 50 anos de série, então, vcs podem deduzir o quão feliz eu fiquei com o anúncio.
Além de tudo isso, a arte do box de dvd de Shada tem uma vibe meio Jack Kirby que é de deixar qualquer fã de olhos brilhando:

Vi primeiro aqui

Nenhum comentário: