terça-feira, 10 de setembro de 2019

G1 Climax 29 - Top 10 lutas



Antes tarde do que nunca, meus ímpios!!!!!
Mais um ano, mais um G1 que vem com a expectativa de superar o do ano anterior. Esse, de fato, o fez com sucesso. E isso que todo ano o torneio joga a barra lá na casa do cacete. 
Talvez a vigésima oitava edição do torneio anual da NJPW tenha sido melhor em termos de "in ring action" mas, bitch que sou do elemento do storytelling que é inerente ao pro wrestling, óbvio que adorei as histórias contadas aqui. E duvido que alguém vá dizer que esse torneio preferiu as storylines em detrimento da qualidade das lutas em si.
Das minhas previsões pré-eventos, 1/3 se confirmaram. Por um lado, eu previa Ibushi ganhando. Por outro, mas mano...MANO.... eu tinha certeza. Final do evento do ano passado, eu cravei, se pans até no twitter, que a próxima edição traria DOIS lutadores no roster, mas tipo "COM CERTEZA": Walter ou Keith Lee. Talvez AMBOS.

Toma essa.... a vida tá aí pra por abaixo nossas melhores previsões.....

Mas enfim, não é como se o evento não tivesse trazido sua cota de nomes surpreendentes.
Claro que a nação "tranquila" deve estar se mordendo até agora, mas eu desconfio que surpresas ainda estejam guardadas e eu não descartaria completamente a possibilidade de Naito no main event do WK 14. Mas isso é o futuro. Voltemos o nosso olhar pro passado enquanto eu listo meus combates favoritos dessa edição do G1.

10- Hiroshi Tanahashi vs Evil - dia 11



Começamos com uma história simples mas muito bem contada. O ás do universo vs Evil. Bem vs Mal em sua forma mais pura. Mas uma puta luta.



09- Evil vs Zack Sabre Jr. - dia 9



Aqui foi heel vs heel e a história foi diferente da anterior. Um dos melhores tropes das lutas envolvendo ZSJ é isso de jogarem o rapaz contra alguém que é uma montanha de músculos e ver no que que dá. Aqui foi bem isso. Força bruta vs a habilidade sobre-humana do britânico em fazer o corpo dos adversários dobrar de formas que não deveriam.


08 - Hirooki goto vs Jay White - dia 2



A segunda luta com mais carga de história aqui: Goto, num determinado momento, foi dúvida desse G1. Ninguém sabia se ele iria entrar e, de fato, o lutador estava desaparecido dos ringues depois de algumas lutas particularmente boas como foram as pelo Never Openweight championship. Então, surpresa, surpresa, o nome dele foi anunciado. Mas muitos ainda se perguntavam: será que rende? Pois essa foi a história dessa match: White desmerecendo o oponente, considerado o elo fraco da facção que faz parte, a Chaos, e Goto tentando mostrar pro Switchblade  que não é bem assim. Vitória sofrida que levou o público vendo a luta ao êxtase.


07 - Kota Ibushi vs Lance Archer - dia 9



A luta em si é legal mas queria colocar ela na lista só pra mencionar: esse evento foi do Archer, né? Caralho, só conhecia o lutador por sua tag team com Dave Boy Smith Jr. Vejo ele fácil tomando o lugar de Bad Luck Fale como "O" monstro oficial da companhia. Merecidamente. Vejo title matches pra ele, logo. Falando dessa luta específica, teve aquele kamigoye reverso que ele sentou no queixo de Ibushi, fora a sequência final, onde o monstro foi o primeiro homem na história a aguentar de pé o finisher do adversário. Mano, ele dizendo pro Kenta "YOU'RE NOT KENTA ANYMORE. YOU'RE HIDEO", ele assustando aquele pobre garotinho (posteriormente confortado pelo Rainmaker).....
Archer é outra dessas pérolas que voam baixo na NJPW mas que, quando caem no seu radar, é meio impossível não prestar atenção e ficar animado com o que o futuro lhe reserva.....


06 - YANO TO-RU  vs |Jon Moxley - dia 12



Foi um episódio de Looney Tunes, né? Coiote vs Papa-léguas. A luta pela qual eu estava mais ansioso do card inteiro, confesso. E superou minhas expectativas. Plus: rendeu a imagem mais icônica desse evento:



05 - Tetsuya Naito vs Shingo Takagi- dia 14



Em que momento exatamente alguém olhou pra Takagi Shingo e pensou "light heavyweight"? Anyway, a luta foi entre dois membros da LIJ. Takagi foi MVP desse G1, vcs não acham não?
Plus: fotinhos de Naito e Takagi de 20 anos atrás....



04 - Tomohiro Ishii vs Shingo Takagi - dia 16



O ponto final do dragão em seu g1 29 de estréia não poderia ter sido melhor, né? Uma vitória sobre um dos melhores da NJPW. Violenta pra porra, um duelo de lariats. 


03 - Tomohiro Ishii vs Jon Moxley - dia 6



Se ano passado eu reclamei pela falta de surpresas no roster do G1, essa edição veio que veio. Taichi, Will, Takagi, fucking Kenta (que eu não incluí aqui mas que teve uma performance admirável no torneio) e claro, o formerly know lunatic fringe. Puta mano...... Moxley vai provavelmente aparecer no top 5 de listas de wrestlers do ano, no topo, inclusive, de muitas delas, e não dá pra negar que é merecido.
Tipo, olha o que aconteceu quando ele se livrou da coleira dos McMahon e deixou toda a "good shit" pra trás. Pessoal reclama quando vc injeta política nas discussões sobre arte mas olha isso: sujeito tava infeliz, usou as lacunas do sistema pra fugir dele e "unleashed", se jogou no mundo. Okay, ele já tinha o renome que lhe foi trazido com a exposição na major e com sua posição na Shield. Exatamente por isso, o cara virar as costas pro que é mais fácil e ir num salto de fé pro desconhecido é digno de todos os méritos.
Tendo dito isso, voltemos à luta em questão: é isso. Dois cachorros doidos soltos, um tentando matar o outro. 
Also: Ishii voou. Vcs tem noção? Ishii deu um dive.


02 - Kota Ibushi vs Jay White - Final



A final sempre vem com uma puta carga de ter que ser uma das, senão A melhor luta do evento.
Isso posto: sério que o fandom tava disposto a duvidar da capacidade de Gedo de bookar uma história legal? Porra, os caras merecem certo crédito. Mó galera chiando pq Naito não foi pra final, pq Naito não ganhou, mas cacete: eles criaram o contexto em que um dos maiores babyfaces do pro-wrestling tinha pela frente o ultimate heel. Essa história se escreveu sozinha, claro que ia terminar como terminou e oferecer a catarse que os fãs esperavam. Ainda tenho minhas dúvidas se o Golden Star vai mesmo pro main event do Tokyo Dome... lembrem-se que ele ainda tem que defender a mala com o contrato pro evento pelo menos duas vezes. Eu tinha desenhado na minha cabeça exatamente como tudo isso iria resultar em Naito pinando Ibushi e "roubando" a posição pro próximo WK, o que seria a conclusão perfeita pra feud que os dois vêm protagonizado por todo esse ano, além de ser tb a superação final do trauma sofrido pelo lutador quando teve o main event roubado de si no Wrestle Kingdom 8. As coisas não rolaram como eu tinha concebido, mas..... como eu disse acima, a noite é escura e cheia de horrores. Vamo ver no que dá


Menção honrosa: ZSJ vs Boris fucking wanker Johnson

Pq não existe no universo do pro-wrestling, ódio que se assemelhe, que chegue remotamente perto, ao profundo e genuíno desdém que Zack sente pelo recém-eleito Primeiro Ministro do Reino Unido. 





Menção honrosa 2: Shibata unleashed



01 - Hiroshi Tanahashi vs Will Ospreay - dia 17


Minha luta favorita do G1 29, simples assim. Storyline, in ring action. Tudo feito à perfeição. 10/10. 
Will, vindo de uma vitória espetacular no BoSJ desse ano, decidiu nadar, tal qual Takagi, no oceano junto com os peixes grandes. E nenhum peixe é maior que Tanahashi (bom, com exceção de Kazuchika Okada, outro que eu não citei na lista mas que teve um torneio impecável). Do lado do Aerial Assassin, vencer "O" rosto da New Japan seria a consagração suprema, uma espécie de passagem de tocha. Por outro lado, citando palavras de Tana em pessoa, o problema de eras e finais de eras é que as vezes, tais eras não querem acabar. Uma vitória contra o youngblood serviria para, junto com a vitória no g1 do ano passado, mostrar que o wrestler ainda é uma força a ser temida (e, lembremos, ele vinha de uma derrota pra outro "pupilo", Kota Ibushi). 
Renovação vs a luta contra a marcha irrefreável do tempo. Outra história que se escrevia quase sozinha. 
Nem parecia rolar no ultimo dia do A block pra ambos que, se estavam apresentando a exaustão natural que se espera depois de um torneio de alto calibre como esse, disfarçaram bem. Velocidade, ataques explosivos, twists e Ospreay vencendo a luta e mandando uma mensagem pro mundo. Eu disse acima que Mox iria aparecer nas listas de melhores do ano da luta livre de tudo quanto é lugar. Bom, sua posição no topo de tais rankings corre sérios riscos considerando que 2019 cravou o nome de Will Ospreay na história do pro-wrestling.


É isso, crianças. A estrada pro g1 acabou (já deixando saudades. Minha época favorita do ano).
Começa agora a estrada pro Wrestle Kingdom.

Nenhum comentário: