quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Image

Pretendo escrever aqui sobre a mais recente obra daquele que é fácil, o melhor roteirista de hqs de quadrinhos da nova geração: o brilhante Jonathan Hickman. Ele tem obras mais mainstream (como o Quarteto Fantástico) que são excelentes, mas o seu melhor material foi lançado de forma mais autoral, dentro da Image Comics, e pensando nisso, não deu pra não notar uma parada: Quando foi que a Image Comics virou uma das melhores editoras do planeta?

Vejam bem: IMAGE COMICS. A do Spawn. Diabos, a do YOUNGBLOOD.
O que aconteceu aqui? A Image foi a responsável por uma das piores fases dos quadrinhos norte-americanos, quando, fazendo juz ao nome, suas revistas era puro desenho e roteiros extremamente fracos. Tudo derivativo do que fazia sucesso na época e que, numa virada infeliz do mercado, passou a influenciar tanto Marvel e Dc, resultando numa época em que boas histórias viraram artigo extremamente raro. Ou seja, tudo de ruim na década de 90. na indústria de histórias em quadrinhos, foi mais ou menos culpa da Image. 

E aí, 20 anos depois, ela deixou de ser a editora de onde todos fugiam, pra virar a editora na qual todos se refugiam. Cansado de super-heróis? Cansado da mesmice? A Image é o lugar (justiça seja feita, junto com a Dark Horse, que publica tb muita coisa boa, como Madman e The Goon). Excelentes roteiros, excelentes desenhistas. Grant Morrison, Jonathan Hickman, Warren Ellis, Matt Fraction, Robert Kirkman, todo mundo lançando coisa lá. 

O mundo dá umas voltas muito esquisitas. Não que eu esteja reclamando, veja bem.

Nenhum comentário: