É bastante simples: os norte americanos tem o Superman. Os japoneses tem o Ultraman e o Godzilla. O Brasil tem o trevoso Josefel Zanatas, identidade civil do icônico Zé do Caixão. Os britânicos tem o Doctor.
E os mexicanos tem Rodolfo Guzmán Huerta, ou, como é universalmente conhecido, EL SANTO:
Em aventuras mais sci-fi ou mais voltadas ao terror.
Sozinho ou acompanhado de colegas como o Blue Demon ou o Mil Máscaras. Não importa. Quando o mal se mete à besta, o Santo vai lá e POW....
O quanto ele é foda? Não só ele já apareceu numa ceninha mega easter egg num episódio do Chaves (o seu Madruga tem uma foto do Santo pendurada na parede) como ele já teve duas aparições apócrifas em obras completamente feitas de forma underground (e obviamente, sem autorização legal do uso da imagem do personagem): "Jesus Christ Vampire Hunter"* onde ele ajudava ninguém menos que o filho de Deus que retorna à Terra num futuro onde o mundo foi tomado por vampiros.
E, mais impressionante ainda, no absolutamente inacreditavel filme turco "3 Dev Adam"*, onde ele se alia ao Capitão América pra enfrentar o terrível Homem-Aranha e sua horda de iguanas assassinas. Não, eu não estou brincando:
Pq eu estou falando dele aqui? Bom, digamos que não foi a ultima vez que ouvirão falar do personagem aqui no Groselha. E, anyway, é sempre legal lembrar que cultura pop não se resume à Japão/Inglaterra/EUA e que tem muita coisa estranha e maravilhosa sendo feita em lugares onde normalmente, por puro comodismo, não prestamos muita atenção. E diabos, eu quero viver num mundo onde, em situações de risco envolvendo crime organizado, invasões alienígenas ou mesmo o mal sobrenatural, é aceitável as forças policiais de um país recorrerem à luchadores mascarados de forma oficial. \o/
*Tanto "Jesus Christ Vampire Hunter" quanto "3 dev adam" já foram discutidos pelos guris do sempre excelente e obrigatório "Podtrash". Vão lá ouvir!!!
E pra quem quiser começar com a obra do Santo da forma mais errada possível, tem o longa turco que bota os Vingadores da Disney no chinelo, inteirinho, pra ver no youtube:
Nenhum comentário:
Postar um comentário