Vcs tão acompanhando os documentários mostrando o dia-a-dia do Shibata, agora como sensei no dojo americano da New Japan? Já tinha ouvido falar da série mas não imaginava que fosse tão bacana. Pra quem não sabe, Katsuyori Shibata é um dos maiores nomes do pro-wrestling de todos os tempos. O cara é um animal no ringue, nível Ishii, além de ser um especialista em artes marciais "de verdade", tendo uma carreira prévia bem sucedida no MMA. Tudo ia muito bem, até que numa luta pelo IWGP heavyweight championship, ele sentou uma de suas características cabeçadas no oponente, Okada, com mais força do que o habitual. Shibata conseguiu terminar a luta, mas desabou logo que ela acabou. Foi constatado que ele teve sangramento cerebral, o que quase o matou. Depois de um tempo com boa parte do corpo paralisado, ele já tá bem, falando e se movimentando normalmente. Provavelmente, no entanto, os danos não lhe permitem voltar aos ringues e até que isso mude - se é que vai - ele assumiu o cargo de treinador no novo dojo que a promotion asiática criou em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A série mostra esse processo de reinvenção do "The Wrestler" e sua transição, de lutador pra mestre, além das rotinas de treino e, claro, como está sendo essa adaptação pra ele.
O doc. teve 5 partes até agora e é um retrato bem legal não apenas do processo de recriação pessoal do lutador, mas também de como é o processo de começar do zero dentro da companhia, da rotina de exercícios, a disciplina e "mental state", aquela doutrina de vida meio samurai, necessárias pra ir de young lion, montando ringue, morando, comendo e convivendo juntos todos os dias, limpando o espaço, cuidando do dojo e, obviamente, treinando até a exaustão, até se tornar um superstar do ringue. E plus, o narrador, visivelmente alguém que tem o japonês como primeira língua e tá falando em inglês da forma mais clara e compreensível possível pra esconder sotaque - dentro de seus limites - não deixa de ser um charme à mais. :-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário