segunda-feira, 17 de agosto de 2020

"Seja como uma cascata"



Enquanto eu estudava para a "Conversando com o Starman", descobri que, parte do processo criativo de Bowie em sua parceria com Brian Eno na segunda metade dos anos 70, envolvia uma técnica criada pelo produtor e ex-membro do Roxy Music que envolvia cartões com aforismos. No "Outside", disco conceitual de Bowie, os cartões tinham informações sobre cada personagem, que ofereciam um background para os artistas de como deveriam tocar e qual "clima" deveriam injetar nas composições. Em demais trabalhos, a idéia dos cartões, que Eno batizou de "Oblique Strategies" era, por meio das frases neles, oferecer uma certa limitação conceitual e a partir disso, estimular o pensamento lateral.
A frase que eu usei como título deste post, por exemplo, foi uma das que tirei outro dia. Como você interpreta cada uma, é contigo. O negócio é praticar esse raciocínio de associação como um gatilho para o processo de criação artística. 



Quando li sobre isso, pensei "que legal, isso poderia ser lançado pro público"
Foi.
Também pensei "isso também funcionaria perfeitamente como um app"
Bom, Eno e seu parceiro no projeto, Peter Schmidt devem ter pensado o mesmo, já que isso existe, estando disponível para download gratuitamente lá no google play.
Pra galera que trabalha com arte, recomendo bastante. Não sei exatamente qual o processo racional envolvido, mas de fato, o app já me ajudou em um ou dois momentos de bloqueio criativo. 



Nenhum comentário: