quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Devaneios sobre o trailer de The Matrix: Ressurrections

 

Maluco.... MALUCO...


                      

Ceis viram o trailer de The Matrix Ressurrections? (plural, é importante. As Wachowski são sempre muito cuidadosa com detalhes).

Eu confesso que sempre tive uma idéia de como poderia ser o futuro da franquia caso as autoras resolvessem retornar para esse universo. Ao mesmo tempo, claro, sempre tive certeza de que isso não iria acontecer, simplesmente pq não precisa.

Tudo que precisamos saber sobre o universo de Neo, Trinity, Morpheus e demais está lá nos filmes e no material do universo expandido que importa.

"Que importa" pq, afinal, existe o MMORPG "Matrix Online", mas não falamos sobre jogos online nesse blog. Enfim...

...Vocês assistiram o penúltimo especial de Adventure Time? "Together Again"?

Não, não divago. Ainda estou no tema, confiem no tio urso.


...Se a resposta for sim, vocês sabem o que acho que pode ser o próximo filme da série. Não, não a respeito de uma vida pós-morte, apesar de que...

Eu juro, eu estou ME FORÇANDO a não fazer um "destrinchando o trailer" aqui, apenas pq eu sempre falo tão mal desse tipo de vídeo. Mas a fangirl em mim tá que tá.

Voltando: a guerra acabou no final de Matrix Revolutions e de acordo com o lore da série, não há pq esperar que as maquinas tenham voltado atrás em sua promessa de libertar os humanos que quiserem liberdade. Lembremos sempre: os dois últimos filmes e o animatrix, principalmente vem para desfazer qualquer percepção de que os humanos são os heróis da história. A trilogia em si não é sobre heróis vs vilões ou em quem vence a guerra, mas é, sim, sobre "não-lutar". Sobre a ilusão de "nós vs eles". É aí que acho que mora o roteiro do quarto filme.

Considerando o conteúdo do trailer, onde vemos um Neo (nunca um Thomas Anderson) confuso, vivendo a base de pilulas azuis, sendo recrutado por uma nova célula de red pills e sendo brutalmente caçado enquanto tenta fugir com Trinity, eu desconfio que vamos por uma abordagem mais...."serena".

Menos espetáculo e mais intimismo. Neo procurando por um propósito, Neo revivendo seus "greatest hits" na cena da recepção do prédio, do helicóptero e no metrô. 

O ciclo do protagonista é bem simples: ele surge no primeiro filme e é quebrado no segundo para se redescobrir no terceiro. E se este for o passo final, com ele agora como antagonista? Não mais como o salvador da humanidade, mas seu algoz? Não como vilão, mas como, ele próprio um deus, criador de uma nova realidade onde ele pode viver com a mulher que ama?

Yep. Como diria o Architect no Matrix Reloaded: "vis a vis, love". Considerando o approach mais humano dos projetos recentes das Wachowski, desconfio que toda a violência e cacofonia é uma tática de despiste. O trailer entrega o que geral ESPERA do filme. Mas talvez, não o que realmente importa. 

Desconfio que vai ser como Matrix Revolutions. A maioria das pessoas vai odiar o filme. 

Eu? Vou amar no nível de decorar diálogos. Sai dia 22 nos EUA.

Um mês depois, chega no HBO MAX aqui no Brasil.

Ou dia 23, no serviço de torrent da sua preferência. Fight the system, motherfuckers. :-)

Piadas à parte, sigo curiosíssimo. E ansioso.  

Nenhum comentário: