terça-feira, 25 de julho de 2023

Navegando pelo multiverso: "Earth X" - parte 05



Uma edição um pouco menos cheia de eventos, toda centrada em personagens se movendo, personagens conversando e, claro, em um gigantesco confronto. E isso é um elogio, veja bem. Um daqueles momentos de respiro antes da ação voltar. 

O foco, que já passou pela fossa séptica na qual os EUA se tornaram, Europa e espaço sideral agora se volta para a África, ou mais precisamente Wakanda. Reed e os Inumanos tentam comparar informações com o rei T'challa, mas este se mostra refratário aos avisos do Sr. Fantástico. 


Enquanto isso, uma versão bestial do Hulk e um garotinho (Banner?) vão até ao Santo Sanctorum atrás de Cleo, a Doctor Strange desse mundo. 

Frustrado pela recusa do Pantera Negra em ajuda-lo, só resta para Reed auxiliar os Inumanos em sua busca por membros perdidos de sua raça e para isso, ele decide ir até Westchester e utilizar o Cérebro, o computador desenvolvido por Charles Xavier. 


Mas claro, o coração da edição é o confronto entre Steve Rogers e o jovem Caveira Vermelha. Não uma versão do vilão, clone ou nada do tipo. Apenas um garoto com poderes mentais extremamente desenvolvidos, capaz de manter multidões sob seu controle. É exatamente o confronto estilo "Boomer vs Millenials" que vocês poderiam imaginar. Rogers com idéias voltadas em direção ao sonho pelo qual sempre lutou e seu jovem oponente com o pragmatismo e "perpétuo agora" típico - sem juízo de valor aqui - das gerações mais novas. 

Apesar do jovem dar claros sinais da falta de moral típica de sociopatas, o "pecado" dele parece outro: certa falta de conhecimento Histórico. Quando o Capitão o acusa de ser um novo Hitler, o rapaz responde com um "Quem?"

Como o NOSSO mundo em seu igualmente lento apocalipse nos ensinou nos últimos anos, "quem esquece seu passado tende a repeti-lo". 


Por fim, descobrimos qual pode ser o objetivo final dos Celestiais ao iniciar a gigantesca máquina histórica que é o planeta Terra do universo 616: no final, o objetivo final de quase todo organismo vivo. Procriação. A humanidade e a semente celestial que as gigantescas deidades alienígenas inseriram em nossa raça nada mais é do que a chave para a criação de novos celestiais e seu germinar, segundo UATU, era inevitavel.

O que nos traz à pergunta: vai haver um planeta para que a humanidade possa ascender às estrelas ou o apocalipse em processo já está em um estado avançado a ponto de negar este salto final?


Nenhum comentário: