terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Batman: The doom that came to Gotham


 

A história é uma elsenworld, ou seja, uma história passada fora da cronologia normal da DC, com textos de Mike Mignola e Richard Pace e arte de Troy Nixey.

Na trama, depois de 20 anos longe de Gotham, Bruce Wayne parte de uma expedição na Antártida onde encontrou "algo" e volta para sua cidade. Não para a Gotham de 2023, mas para a de 1928.
Mignola e Pace brilhantemente mesclam os temas típicos de um conto de lovecraft com os tropes de um gibi de superherói e o resultado é uma mistura bem orgânica.

Queria comentar também a forma em que a obra não ignora os problemas das obras de Lovecraft. Todo mundo sabe hoje em dia que seus contos eram fortemente carregados de racismo e xenofobia. O eterno risco do "diferente", a ameaça do "alienígena", do desconhecido, do "estrangeiro". Mignola e Pace atualizam estes temas (não é pra menos que um dos vilões é Ra's Al Ghul), mas mostrando como o grande risco vem de fato de um bando de homem branco e rico. Esta hq é na real sobre as mentiras que tomamos como verdades, o risco de mitos fundacionais e como nada pode crescer de forma realmente saudável quando as bases dessa casa são construídas sobre uma estrutura podre.

Histórias lovecraftianas geralmente giram em torno de 2 tipos de personagens: homens sedentos de poder dispostos a reinar sobre os escombros do que os Older Gods deixarem (rico adora comer resto e fingir que é banquete, né?) e pessoas inocentes que estão no lugar errado e na hora errada. Final feliz para estes é, geralmente, apenas morrerem (creiam-me: existem destinos piores). É realmente fascinante, portanto, ver uma história em que o protagonista pode finalmente adotar uma postura ativa contra o inimigo desconhecido.

A arte ao mesmo tempo emula a de Mignola enquanto tenta também capturar o clima de gibis de terror clássico e é muito bem sucedida nesse aspecto, me lembrando o traço de artistas como Kelley Jones.

"The Doom that came to gotham" é, ao mesmo tempo, uma homenagem, um crossover e uma atualização de tudo que faz histórias lovecraftianas e gibis de super heróis funcionarem tão bem a ponto de perdurarem por décadas.

Nenhum comentário: