terça-feira, 18 de dezembro de 2012

"Hang the DJ" - Parte 01



E aí eu resolvi fazer uma listinha de músicas. Fiquei com inveja, pq Maristela já fez algumas e faz tempo que eu queria escrever algo do tipo, sem necessariamente estar engessado no formato do "1001 discos e eu". Aí o que eu fiz foi pesquisar no itunes, quais foram as 37 faixas que eu mais ouvi esse ano. Não me preocupei com apenas material de 2012 (apesar de ter coisa feita esse ano entre as escolhidas), peguei faixas de tudo que é época. 
Notei coisas interessantes. Tipo, apesar de ouvir bastante coisa clássica, a maioria do que eu ouvi foi material relativamente recente. E pra alguém que gosta bastante de rock, é interessante como o gênero que impera é o eletrônico. Ou pelo menos, músicas que usam elementos de eletrônica. Até aí, no entanto, nenhuma surpresa, já que o tal do "rock n' roll" clássico sempre me soou meio chatinho.  
É essa fusão de elementos que separa uma banda fazendo algo que, muito provavelmente, outra banda já fez antes e melhor, para alguém que decidiu fundir as influencias clássicas com elementos atuais e, no processo, criar algo que, simultaneamente, pega esas referências, sem medo, pra criar algo genuino e original. 


Bom, é isso, vou limitar os comentários a esse textinho introdutório e em algumas poucas linhas quando eu achar pertinente, em uma ou outra faixa.
Hoje publico a primeira parte do texto, as próximas eu posto antes do final do ano, ok?

So, lets go. 


37 - Amanda Palmer - Want it back




Disco do ano? (Sendo bem honesto, só ouvi o "Lonerism" do Tame Impala uma vez e achei chatinho...). Acho bem provável.

36 - Iggy Pop - Mass Production






35 - David Bowie – Big Brother




34 - Lcd Soundsystem - New York I love you, but you're bringing me down




33 - Gary Numan – For the rest of my life




32 - Cocteau Twins - Ivo





31 - Zola Jesus – Devil take you


Pq "Florence and the machine" é o cacete!!!

30 - Santigold -  The keepers




29 - Gary Numan – Dead Sun Rising




28 - M.I.A. – XXXO




27 - Alt – J – Taro


Facinho uma das músicas mais bonitas do ano.

26 - Santigold – The Riot’s gone




25 - Radiohead – Lotus Flower


Bonus Track: Thom Yorke dançando com um urso.



"continua..."

Nenhum comentário: