quarta-feira, 28 de março de 2018

"Its pure magic"


Não acho que vá surpreender ninguém que já lê este blog há algum tempo, mas.....vcs não conseguem imaginar a importância que Dawson's Creek teve na minha formação. A começar por meu vocabulário: pra quem nunca viu, a série optou por não seguir o caminho óbvio de botar seus adolescentes falando gírias, mas sim um léxico cheio de polissílabos, algo que me marcou tanto que eu trouxe isso pra minha vida em definitivo. Pra quem me conhece pessoalmente e sempre achou que eu "falo difícil", "falo igual velho" ou outros termos que já ouvi à exaustão, podem culpar o seriado protagonizado por Dawson Leery e Josephine Potter. Além disso, os roteiros sofisticados - pelo menos inicialmente, até mais ou menos lá pela altura da season 5 - afetaram em muito a forma como eu vim a apreciar arte entre lá e cá (sim, tb podem culpar a série por parte do meu, por falta de um termo melhor, "pedantismo"). E a trama....bom, conta a história de Dawson - um jovem cinéfilo mega fã de Steven Spielberg e que sonha em se tornar ele tb um diretor de cinema - e seus amigos Joey e Pacey, numa cidadezinha interiorana dos EUA. Do alto dos meus 18 aninhos, ainda uma meia década distante de finalmente me livrar da cidade interiorana em que eu, tb, tal qual o protagonista, me via ansiando sair, tb querendo me especializar naquilo que gostava - na época, já tinha um blog, minha forma torta tb de "contar histórias" e lançar minha voz pro mundo. Aí, cai no meu colo essa série e sua forma estranha - pra época, DC era algo extremamente único - de contar as desventuras de seus personagens. O resto é história: o triângulo amoroso entre Joey, Pacey e Dawson. As citações cinematográficas (com direito até a Pacey fazendo uma piada com "the mighty ducks", outra série formadora de caráter pro pequeno Daniel), a viagem de barco que mudou toda a dinâmica do seriado, aquele soco do Pacey, as chegadas, as mortes, a faculdade, Gretchen - acho que um dos primeiros crushes que eu tive por um personagem ficcional na vida. Eu NUNCA vou esquecer daquela foto e de como ela definiu pra sempre, minha crença de que fotos de gente melancólica são as mais bonitas. Quem viu a série sabe do que eu tô falando. Etc., etc., etc.... 
A série de Kevin Williamson - sim, o mesmo que criou a franquia de terror "Pânico" - durou 6 anos e com o tempo, acabou perdendo parte do que fazia dela algo mágico. Mas sempre vai ter um lugar especial nas minhas memórias. 
Dawson costumava dizer que todas as respostas pra todos os problemas do universo, poderiam ser encontradas num filme do Spielberg.
Não sou fã do diretor, e quando uso essa frase, substituo seu nome pelo de DEUS.
Mas confesso que abri um sorriso vendo a imagem acima, que me lembrou da época em que eu tentava encontrar as respostas pros grandes dilemas universais nos roteiros de uma série adolescente meio hipster.  :-)

Nenhum comentário: