quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Fighting in the age of loneliness



"Um documentário sobre MMA/UFC?"

Pois é. Não curto MMA, acho chato. Prefiro minhas lutas quando elas envolvem piledrivers, cadeiradas nas costas e ocasionalmente, mas não sempre, mesas pegando fogo. Máscaras e sotaque mexicano são um plus.
Mas, mesmo que os senhores não gostem do esporte, recomendo que dêem uma chance pro documentário (de autoria da SB Nation). Em suas 5 partes, ele fala de Ultimate Fighting mas também poderia ser sobre rap, sobre quadrinhos, SIM, sobre meu adorado pro wrestling e sobre quase toda forma de arte e o ciclo inevitável pela qual ela passa, indo de uma manifestação coletiva orgânica e subversiva até chegar na versão sanitizada, family friendly - ou o mais próximo possível disso -, reconhecida pelo mainstream, se transformando num negócio e movendo rios de dinheiro. É sobre um produto cultural influenciando o mundo e sendo massivamente influenciado e transformado por seu contexto, de volta.
É sobre política também, pq afinal, nesse mundo, o que não é? Pro bem ou pro mal.
Deprimente? Pois é. Capitalismo, babies. 

2 comentários:

nino disse...

da uma chance pro mma, é muito booom

Hak, the bear disse...

acho que eu vou tentar. como eu disse, nas vezes que vi quando fui pra casa da minha sogra, que tem tv a cabo, eu até achei bacana. Não tem o sense of wonder do pro wrestling mas tb tem seu charme. :-)