quinta-feira, 6 de agosto de 2015

"Fear is a superpower": La Isla de las muñecas

Eu adoro lugares creepy. Absolutamente adoro. Cidades fantasmas, florestas perdidas, casas mal assombradas. Provavelmente isso é algum tipo de efeito causado por alguma memória vestigial ou subconsciente de uma das experiencias mais aterrorizantes a qual já me submeti na vida: assistir a "Bruxa de Blair". Vejam bem, o filme em si ainda me causa lembranças assustadoras, mas somemos a isso o fato de que o contexto ajudava (vi em casa em VHS pela primeira vez. Estava sozinho, era noite e a rua de casa, normalmente barulhenta, estava silenciosa e completamente vazia) e temos um daqueles eventos marcantes (e sendo fã de sci-fi, animes, quadrinhos e cinema de terror, medo é um componente particularmente presente nos meus dias e noites). Por qualquer razão desconhecida, seja ela efeito de anos de exposição a histórias assustadoras ou puro death wish, eu absolutamente adoro esses lugares. Miami? Foda-se Miami, me leva pra alguma cidade fantasma ou qualquer lugar assim (não se enganem achando que isso é uma demonstração de coragem de minha parte, ok? eu poderia listar as coisas que me assustam em ordem alfabética, se pedirem). Pensando nisso, decidi listar aqui alguns desses lugares que me soam igualmente aterrorizantes e fascinantes. Pra começar já com os dois pés no peito: La isla de las Muñecas


Era uma vez uma ilhazinha (não exatamente: pensem num canal artificial relativamente grande feito pra fins de irrigação. É bem isso, conhecido como "chinampas". Mas pra facilitar a compreensão e, well....como ainda é uma porção de terra cercada por água, chamarei de ilha, ok?) ao sul da cidade do México entre os canais de Xochimico. Essa "porção de terra" isolada era cuidada por um senhor chamado Julian Santana Barrera.


Certo dia, Don Julian encontrou o cadáver de uma garotinha boiando em um dos canais, afogada em circunstancias que nunca foram esclarecidas. O mistério a respeito de como diabos o corpo da guria foi parar lá aparentemente foi too much pra Don Julian, que se sentiu responsável pelo ocorrido. Como forma de aplacar sua culpa/obsessão, ele pendurou uma boneca numa arvore próxima ao local onde o cadáver foi encontrado (alguns dizem que ele afirmava que o espírito da menina iria possuir a boneca). E depois outra.....e depois outra... e outra. E continuou pendurando bonecas lá pelos 50 anos seguintes, até ser encontrado morto no mesmo rio onde encontrou a guriazinha, 14 anos atrás.


Essa é basicamente a lenda envolvendo a Isla de las muñecas. Alguns contestam a existência de tal cadáver, outros ainda atribuem elementos ainda mais fantásticos a trama, dizendo que Don Juan ouvia vozes vindas da floresta e que pessoas ainda ouvem sussurros vindos do sinistro local. Sobrenatural ou não, a ilha existe e virou ponto turístico no México, sendo elevada à categoria de herança cultura do país pela Unesco em 87. Hoje em dia, existem mais de 1000 bonecas penduradas na floresta, a maioria levada por visitantes prestando homenagem ao local e aos seus trágicos protagonistas. 









Acreditem na versão que quiserem mas o fato incontestável aqui é: puta lugar sinistro...


Mais imagens aqui no site do "Mirror UK" (de onde peguei a maioria das fotos acima, inclusive)

Nenhum comentário: