quarta-feira, 17 de agosto de 2016

This is Wrestlemania: parte 01 - Wrestlemania I e II

SO.........

1985.

Depois de 21 anos de governo militar, Tancredo Neves assume a presidência no Brasil...... pra ir pro saco algum tempo depois. Um começo nada auspicioso, se me permitem o comentário.
No Japão, o Studio Ghibli é fundado e a indústria da animação japonesa jamais vai ser a mesma.
Nos EUA, "We are the world" reúne os principais nomes da música norte-americana em prol do combate à fome na África.
"Back to the future" estréia nos cinemas com um sucesso absurdo.
E no dia 31 de Março deste mesmo ano, ocorreu a primeira edição do Wrestlemania, o principal evento/pay per view da WWE (na época, ainda WWF). E o resto é história...

Como comentei outro dia, chegou essa semana a caixa com dvds reunindo todas as edições do principal show dentre os realizados pela mega corporação regida por Vincent Kennedy McMahon e, como eu tenho um blog (olá, chegaram agora? primeira vez aqui? sejam bem vindos e, como diria minha mãe "sintam-se como se estivessem em casa mas jamais se esqueçam de que não estão, então, nada de botar os pés no sofá ou usar o banheiro de porta aberta") e eu adoro a idéia de converter mais e mais pessoas a gostarem daquilo que eu gosto, well...... pq não escrever sobre a experiência que vai ser assistir todas as edições do Mania?
Who's with me??

Wrestlemania I



Data: 31/03/85
Local do evento: Madison Square Garden
Público: 19.121 pessoas
Narração: Jesse Ventura e Gorilla Monsoon
Personalidades que passaram pelo negócio: Cindy Lauper, Muhammad Ali e Liberace (e eu vivi pra descobrir que Liberace era fã de wrestling...)

Impressões gerais
- então....o primeiro evento até que foi bem simpático pra um espetáculo visivelmente arriscando coisas. Tem sua cota de erros aqui e ali mas, de novo: primeira edição do negócio, dá pra dar um desconto. E, tendo visto o Mania do ano seguinte, não dá pra dizer que os responsáveis não aprenderam (pra quem for se aventurar, percebam como é só errado aquele angulo de câmera distante do palco no main event. Mesmo numa tv gigante, aquilo deve ter ficado minusculo e, bom, eu vi no meu celular, então....)

The original "certified G and bonafide stud". And you CAN'T. TEACH. THAT!!!!!

- Nunca tinha visto Roddy Piper lutar antes. Em termos de mic skills, acho que ao tentar pensar em alguém com o mesmo talento, só me ocorrem os nomes de Enzo Amore, Cm Punk e Paul Fucking Heyman. Sério, Piper poderia fazer uma partida de golfe parecer emocionante (na verdade, eu acho esportes em geral um porre, então, eu poderia trocar "golfe" por qualquer outro tipo de competição, solo ou coletiva, que o resultado se manteria)
- eu adoro, ADORO a voz de Jesse Ventura. Do mesmo jeito que adoro Booker T. comentando. Ou as poucas vezes em que ouvi Randy Savage comentar um combate. Jesus amado, eu adoro ouvir lutadores e ex-lutadores narrando algumas lutas.
- Wrestling 101; quer mostrar que sua montanha de músculos ambulante é uma força da natureza a ser temida? Bota ela pra esmagar algum jobber sem muito apreço pela própria integridade física. Funciona hoje em dia com Braun Strowman e Nia Jax e funcionava na época do primeiro Mania com King Kong Bundy.



- Quando John Cena diz que a WWE (e o pro-wrestling como um todo) é uma história de tradição, ele não tá brincando. Não apenas nas suas bases mais estruturais (afinal, a empresa é um negócio passando para a terceira geração de McMahons) mas também no que se refere aos seus superstars: quando apareceu um lutador que eu não conhecia chamado Cowboy Bob Orton, não foi preciso um exercício de intelecto dos mais exigentes para juntar dois mais dois e imaginar que houvesse algum grau de parentesco entre este Orton e outro lutador com o mesmo sobrenome, conhecido por "matar lendas".



Mas o outro caso com que me deparei neste Wrestlemania exigiu de mim, um fã que tá voltando a se aprofundar no negócio, um tiquinho mais de pesquisa. A primeira tag team da história do pay-per-view envolvia um lutador chamado Mike Rotundo.



E esse sobrenome ficou cutucando meu cérebro, até que depois de uma rápida visita ao Wikipedia, descobri que seus dois filhos tb atuam no "squared circle". Um é Bo Dallas. O outro....



oh, the fireflies....

- Do jobber mais jobber até um superstar nível Hogan: incrível como todo mundo ali sabia fazer as promos, melhor do que muito lutador de main event de hoje em dia. O que fez do evento, mesmo pra alguém que desconhecia 80% das pessoas ali se enchendo de porrada, algo incrivelmente divertido.
- E geral fala do streak de 21 anos do Taker? E o streak de Howard Finkel? O "ring announcer" é a unica figura em toda história da WWE que pode afirmar que esteve em absolutamente TODOS os Wrestlemanias. Hah!!!

Wrestlemania moments: cara.....eu diria que nenhum. Tem momentos bem legais e tals mas nenhuma cena de tirar o folego ou combate daqueles de colocar num dvd de antologia de melhores momentos, manja? O mínimo que se espera de um wrestlemania moment. 

Wrestlemania II




Data: 07/04/1986
Local do evento: O segundo Mania ocorreu em 3 lugares: o "Nassau Veterans Memorial Coliseu" em Uniondale, Nova Iorque, o "Rosemont Horizon" em Rosemont, Illinois e o "Los Angeles Memorial Sports Arena" em L.A., California
Público: Juntando os 3 públicos, o evento chegou a um publico pagante de 40.085 pessoas
Narração: Em Nova Iorque, Vince McMahon e Susan Saint James. Em Chicago, Gorilla Monsoon, Gene Okerlund e Cathy Lee Crosby. E em L.A., Jesse Ventura, Alfred Hayes e Elvira.
Personalidades que passaram pelo negócio: Ray Charles, Ozzy Osbourne, Elvira e Joan Rivers (entre outros que não faço idéia quem são, então, pro inferno..)
Impressões gerais: 
- Ray Charles pra cantar o hino de abertura. Vince McMahon não estava pra brincadeiras.
- E aí, em algum momento, anunciam que vai haver uma luta de boxe entre Roddy Piper e Mr. T. 
Sabe, vcs já se viram numa daquelas situações em que os senhores SABEM que vai haver um desastre das proporções de um choque de veículos de grande porte carregados com substâncias inflamáveis e altamente instáveis e vcs sabem que o negócio vai ser feio e mesmo assim não conseguem, seja por curiosidade mórbida ou pelo simples alivio de que, "hey, pelo menos não sou eu ali", parar de olhar pra essa miséria? É tipo isso. 
E considerando tudo, o combate foi até melhor do que eu pensava: tipo, eu esperava que o eterno Bad Attitude Barracus fosse tipo, matar Piper. E não foi tão divertido quanto wrestling (pelo menos não até que validem o uso de cadeiras, mesas em chamas e qualquer sorte de bizarrice encontrada estratégica e convenientemente embaixo do ringue como arma para imobilizar seu oponente no boxe) mas hey, bem legal a luta. Sim, eu posso estar sendo influenciado por meu nada secreto amor incondicional por Rocky 3, mas......
- EU FUCKING ADORO ROYAL RUMBLES!!!!!! Assistir a primeira versão do combate num Wrestlemania foi muito bacana, tipo, ver a história sendo escrita. E tudo melhora quando o campeão do negócio é o lendário André, the giant. História sendo escrita, indeed.
- Preciso comentar sobre a unica luta feminina do evento: ca-ra-lho. Mesmo sendo uma luta curta, the fabulous Moolah soube deixar uma impressão duradoura. A mina varreu o chão com a oponente.
- MVP do evento: Eu adoro viver num mundo em que um personagem como "the adorable ADRIAN ADONIS" existe:

- Duas edições do evento e duas edições com main events legais, mas na boa: Ricky Steamboat e Junkyard Dog roubam a cena fodamente..... É aquele elemento que eu chamo de "the Cesaro factor" que alguns wrestlers possuem.




E primeira aparição do lendário Terry Funk num Mania.

Wrestlemania moments: por falta de um no WM original, neste temos dois: OBVIAMENTE Roddy Piper vs Mr. T. E claro, o main event do dia, Hulk Hogan vs. King Kong Bundy numa steel cage. Bundy sagrando e Hogan levantando o gigantesco oponente é qualquer coisa de awesome, além de ser um foreshadowing legal pro evento do ano seguinte, quando ao invés de enfrentar UM gigante, The Hulkster vai ter que lutar contra "O" gigante. 

Nenhum comentário: