sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Um recado da diretoria

Okay.... duas notícias, uma boa e uma má. 
Primeiro, a má, para já tirar da frente: O episódio de ontem foi o fim da "Conversando com o Starman".

"O QUE? Mas você disse que o projeto foi bem recebido"

Sim, kemosabe, foi. E exatamente por isso, decidi acabar com o negócio, pelo menos, nos moldes atuais. 
Mas não veja como um final, mas como o último da primeira temporada.
O que nos traz à boa notícia: Eu comecei esse projeto como um desafio pessoal, para testar se 
a) eu conseguia escrever um post médio todo dia (salvo quartas-feiras)
b) se eu conseguia escrever sobre música, mesmo sem entender de linguagem musical, tendo que me concentrar em análise das letras e elementos históricos ao redor dos discos. 
E sim, estou bem satisfeito com os resultados. O número de acessos, mesmo considerando que são textos que, em tese, tem a vida útil de exatas 24 horas, era bem grandinho para um blog das proporções do Groselha. Aparentemente vocês curtiram, eu curti, então, vamos ao próximo passo lógico. 
Um dos meus maiores medos sempre foi me meter a fazer uma discografia comentada da obra Bowieana porque, afinal, como eu disse, eu tenho zero conhecimento em teoria musical. Mas confesso que o "Conversando..." me deu certa segurança. Em mim, nos meus textos (alguns cacoetes típicos da minha escrita foram sumariamente abandonados, espero que os senhores tenham notado) e no resultado final. 
Então.... acho que eu estou pronto. Eu tenho o "know how" de mais de 15 anos sendo fã do Starman, eu tenho referências - desculpem, senhores, se vocês acharam por um momento sequer que eu tirava todas aquelas informações da memória. Para quem estiver interessado, minhas referências vem daqui, daqui, daqui, daqui, daqui e, quando eu preciso de um ou outro detalhe que possa, por mais improvável que seja, ter passado despercebido para os autores anteriores, sempre tem o santo wikipedia - eu tenho a vontade de passar pela história do Homem em seus 26 discos. Então.... por que não?
E caso tenha ficado a dúvida: sim, a idéia é, conforme for passando pelos discos, falar de forma aprofundada, música por música, como eu já fazia na "conversando com o starman", analisando contexto histórico e o conteúdo das letras. 

Ah sim, para aqueles dentre os senhores que se sentirem abandonados, eu pretendo trazer a coluna de volta, um dia. Até então, minha sugestão: abracem o mistério. Caso a vida moderna e seus constantes gatilhos de ansiedade forem demais para os senhores, pensem assim: nenhum oráculo funciona. Vocês não precisa de Jesus, de Buda, de Zeus, Odin, Joseph Smith ou L. Ron Hubbard. Qualquer tentativa de prever o futuro é tão falsa quanto todas as demais, então criem as suas próprias.
Na dúvida? Abraça o caos e a aleatoriedade. Tira um cara ou coroa, joga uma pedrinha e vê a direção para onde ela vai, olha como as folhas de uma árvore caem, procure jornais velhos ou qualquer papel jogado com um texto legível que possa ser interpretado como um sinal. Incorpora o aleatório e a serendipitía. 
Se nenhum deles funciona, você pode dizer que todos tem o mesmo índice de sucesso, então o que diabos tu tens a perder? 

Então, é isso. Continuo postando um post - seja em forma de texto, vídeo ou podcast - por dia (ocasionalmente, até em alguma quarta. E se eu estiver de MUITO bom humor, talvez possa aparecer aqui em finais de semana). A diferença é que os temas variam: além de música, voltam posts sobre filmes, hqs, séries e pro-wrestling. Porque eu sentia falta desse caos, dessa bagunça por aqui. Da próxima vez no entanto, que vocês virem a palavra de nosso senhor sendo professada por aqui, será na introdução da "discografia comentada - David Bowie". Muitas pessoas já fizeram algo do tipo. Mas eu não sou uma delas e, só por isso, já acho válido tentar. 
Eu perguntaria se vocês estão comigo, mas vocês nunca me abandonaram, mesmo nos momentos de hiatos mais longos desse diário virtual. E eu sou muito grato por isso, não tenham dúvidas. 
Mas, mesmo assim, me permitam uma pequena auto-indulgência só para validar a inserção de um gif do Rocko com o Vacão aqui: 


Nenhum comentário: