terça-feira, 24 de maio de 2022


Da última vez em que comentei sobre One Piece aqui, eu afirmei que tava muito próximo de virar meu mangá favorito da vida.

Eu diria que esse porto já ficou pra trás faz tempo. O lance agora é que a obra de Eichiro Oda tá BEM perto de virar meu gibi favorito da vida. Não o mangá favorito apenas, mas a HQ, ocidental ou oriental. 

Um mundo rico, orgânico, que vive e reage às ações do grupo de protagonistas. Sério, o worldbuilding de OP tem proporções Tolkenianas e, na moral? Isso pode ser uma afirmação reducionista. 

É nesse nível. 

Vcs deveriam dar uma chance pro mangá. Agora prestem atenção no tio Hak: NO MANGÁ. O Anime é uma besta distinta e da qual, na moral, eu não gosto muito. O mangá é onde rola a mágica da parada. O que é lento e esticado no anime, é um flash, um revoar de páginas, no mangá. O ritmo, o senso de urgência, é algo que se perde totalmente na transposição e pode afetar como vcs vão reagir à OP. Se gostarem do mangá e quiserem dar uma chance pro anime, vão na fé. Diabos, eu mesmo estou curioso em ver os filmes da série. 

E já que falei de worldbuilding, deixo aqui um vídeo incrível que eu vi agora há pouco, que vende maravilhosamente bem o quanto cada cenário de One Piece se destaca dos demais não apenas em termos da cultura dos personagens que formam a "fauna" local, mas como mesmo visualmente, cada um deles é absolutamente particular. 


Não se assustem com o volume de edições e episódios. Uma vez devidamente fisgados, o lance vai ser ter que segurar a onda pra não ler os mais de 100 números rápido demais. Pq creiam-me: esse é um mundo que, mais de 1000 capítulos depois, ainda é fascinante o suficiente pra eu querer passar mais tempo explorando cada canto dele. 

Nenhum comentário: