sexta-feira, 8 de abril de 2016

Os jovens animais de Gerard Way




Pra quem ficou com preguiça de clicar no link acima: DC anunciou selo novo de quadrinhos de nome Young Animal e liderado por ninguém menos que Gerard Way, ex-vocalista do My Chemical Romance (unica coisa boa que o emo gerou) e autor de quadrinhos como os mega legais Umbrella Academy e The true lives of the fabulous Killjoys. Dos anúncios feitos, os dois mais legais são, FACIL: SHADE, the changing girl e DOOM PATROL!!!!!!



Pra quem nunca leu os gibis escritos pelo moço, a coisa aqui é bem Grant Morrison, cheio de conceitos maravilhosamente estranhos. Umbrella Academy (roteiros dele e arte de Gabriel Bá) brinca com idéias como viagens no tempo, macacos ciborgues, vampiros vietnamitas e muita bizarrice. 



Mas eu sei que eu já teria ganho os senhores apenas com "é um gibi que tem um chimpanzé stripper que se apresenta vestido de Marilyn Monroe enquanto canta 'happy birthday, mr. president'". 



Pq esse é o tipo de gente que eu atraio nesse blog (ou pelo menos, espero. :-))

Tanto Shade quanto Doom Patrol tiveram fases consagradas nas mãos de grandes nomes da indústria.



Shade é um personagem criado em 77 por Steve Ditko (SIM, o do Homem Aranha) e teve uma fase animal na década de 90, num título com roteiros de Peter Miligan e arte de, entre outros, Chris Bachalo e Mike Allred. Nessa série, um alienígena de uma dimensão conceitual vem pro nosso mundo atrás de uma criatura capaz de distorcer a realidade numa onda de loucura. Dotado de poderes vindos de seu manto de distorção de realidade, a história narra as aventuras de Shade no nosso mundo enquanto tenta entender como funciona isso de...you know... ter um corpo humano. O gibi era lisergia pura. Pensem em Doctor Who pra adultos (com direito à algumas regenerações pelo caminho). A hq lidava com temas bem adultos e, com seu encerramento, 70 edições depois, ganhou merecidamente o status de cult.



E falando de bizarrices... Doom Patrol. Ok, impossível resumir a série. É um super grupo de proscritos, criados e 63 por Arnold Drake e Bruno Premiani, mesmo num universo tão estranho quanto o DC. E na década de 90, passou pela mão de Grant Morrison. E o resto é história. Que inclusive, os senhores podem acompanhar em primeira pessoa, já que a Panini está (finalmente) lançando a série da Patrulha do Destino em encadernados bem legais. Dois já saíram até agora: "Rastejando dos escombros"* e "A Pintura que comeu Paris". 
O grupo, formado por Cliff Steele (um homem robô, cujo cérebro é a unica parte organica num corpo de metal), Crazy Jane (uma mulher esquizofrênica com quase 100 personalidades distintas, cada uma com um super poder diferente), Rebis (jesus amado.... um espírito negativo que se funde a um homem e uma mulher formando uma nova entidade hermafrodita e sim, eu sei. E essa nem é a parada mais estranha do gibi), Joshua Clay (um cara que dispara raios. E sim, o quão bizarro é ele soar como um poço de normalidade numa hq como essa) . Cara... o gibi tem um Deus que pode ou não ser Jack o estripador, um vilão que é um conceito abstrato, um grupo satanista de vilões escondidos no pentágono, a já citada pintura que devorou Paris, a primeira aparição de Flex Mentallo e, cereja no topo do bolo, uma rua transsexual senciente. Yep, that kind of weird.


Não coincidentemente, ambas as séries saíram pelo selo Vertigo naquele que foi, provavelmente, o período mais inspirado do selo. Pessoal que curte super heróis mas quer algo um tiquinho mais substancial e não tem medo de pirações conceituais absurdas, hey, esse material é pra vcs. Fãs de Sandman, Alan Moore ou simples adoradores de obras que jogam o sense of wonder lá pra casa do caralho, corram atrás das hqs acima citadas e prestem atenção nas novas encarnações dessas revistas, que virão via "Young Animal".
Boa época pra ser fã de HQs, não? :-)

*Esse primeiro arco já ganhou resenha no comicpod, podcast de HQs dos guris do Terra Zero. Recomendo com força 
** Pra quem quiser ter uma amostra grátis do quanto Shade é um personagem com aventuras bem "fora da caixa", dêem uma olhada nesse curtinha estrelado pelo personagem lançado pelo DC Nation.


*** Não, não me escapou que entre o rol de membros da nova encarnação da Doom Patrol está Flex Mentallo. Primeira vez que vão reutilizar o personagem. Logo após eu lançar meu quilométrico texto sobre suas aventuras. Coincidência? I don't think so, mates. :-)

Nenhum comentário: