segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

E hoje é dia do quadrinho nacional.....(ou, falando de "Mr. Luvas")


.........e desde que eu ganhei meu tablet de presente de minha Stella, eu meio que desaprendi a comprar quadrinhos físicos. Comecei a finalmente ler as duas toneladas de scans que eu tenho guardado e hoje em dia, confesso, acho estranha até a idéia de comprar gibis, juntar quilos e quilos de papel quando eu posso ter tudo arquivadinho bonitinho digitalmente. E depois que consegui um cartão de crédito, então, posso até, vejam que mágico, PAGAR pelos meus malditos gibis digitais. 
Ajuda também que, até recentemente, só dava pra comprar quadrinhos, pelo menos os de super heróis, no formato mais popular em que são publicados por aqui, o de revistas mix, com várias edições americanas juntadas numa revista só. O problema é que a lógica é pegar um ou dois gibis bem bons e juntar com outros menos populares e que provavelmente não se venderiam sozinhos. Ou seja, tu paga 10, 15 conto por um gibi de 100 páginas e aproveita metade disso, se tiver sorte. Mas, já há alguns meses, conheci a Ugra Press, uma loja de quadrinhos indie e fanzines, nacionais e estrangeiros aqui de SP (fica lá na Rua Augusta, 1371, loja 116 e foda-se, não tô ganhando um puto pela propaganda, é só pq achei o lugar foda para cacete) e, confesso, tenho reatado relação com gibis "de papel". Tô com o "Dois irmãos" encostado lá na estante pra ler, entre outros dos quais falo mais conforme for lendo. Mas como hoje é o tal "Dia do quadrinho nacional", vou aproveitar pra fazer uma recomendação: Começa assim - Social comics.
Tipo um Netflix de gibi. E como o Netflix de verdade, tem lixo pra caralho. Normal, alguém já disse que 90% de toda a arte produzida no mundo é um gigantesco desperdício de tempo e energia. Mas se vc fuçar (e nem precisa ir tão fundo assim), tu acha algumas preciosidades. Foi assim que eu cheguei nas produções da "Bendaora", editora concebida, criada, idealizada e executada por Raoni Marqs. Os fãs de podcasts nacionais vão reconhecer o nome do saudoso "Navio Pirata", podcast - provavelmente um dos meus 3 favoritos da vida - sobre séries, filmes, games, RPG e todo o resto menos importante, que contava em suas fileiras com Raoni, Daniel W. e o jornalista de games, documentarista e, atualmente, Big Brother, Pedro Falcão. Através do podcast conheci os quadrinhos que o grupo fazia no site, e através destes, cheguei aos trabalhos "solo" de Raoni e é aí que a menção ao Social Comics fecha o link, já que lá tu acha 4 trabalhos da Bendaora, sendo que já li 3 deles e gostei pra caralho: 
KHORN, KILLBACK e DELIVERY NIGHTS. São gibis bem leves, com uma arte que parece uma intersecção entre os desenhos de One Piece e Scott Pilgrim e um tom que mistura aventura e comédia de forma bem legal (não quero falar muito pra não dar spoilers, mas resumindo KHORN: Um guerreiro viking com chifres que cruza o mundo em sua moto enfrentando monstros e demônios usando um machado em forma de guitarra. E sim, eu sei da awesomeness quase intolerável da frase acima e que eu provavelmente perdi uns 2/3 dos potenciais leitores deste texto, agora indo atrás desse gibi. Taking one for the team, you know.....)



E, procurando mais sobre as produções "Marqsistas" que eu cheguei no meu quadrinho favorito da editora, e um dos meus gibis prediletos de 2016: Mr. Luvas


A história tem uma pegada mezzo "Hajime no Ippo" (famoso mangá de boxe), mezzo Rocky Balboa, além de usar a própria estrutura de mangás shonen, familiar pra quem já tenha visto um anime/mangá do gênero, mas sempre com uma sensibilidade própria, inspirada mas não derivativa dessas obras citadas. Na trama, conhecemos Mr. Luvas, um cachorro padeiro, excelente na profissão mas cujo sonho é se tornar um boxeador profissional. Fui atrás do quadrinho sem saber muito da trama e boy, me acertou feito um jab (yep, eu fiz esse trocadilho...vcs achavam que eu era melhor que isso? Nah, lamento decepciona-los). Ajuda que também revi a franquia Rocky inteira recentemente, além de começar a ler "Hajime..." e um dos maiores clássicos shonen de todos os tempos - e também um gibi sobre o esporte de Muhammad Ali, Mike Tyson e outros: "Ashita No Joe". 
Fontes inspiradoras à parte: man, que gibi legal. Engraçado, emocionante, com cenas de ação empolgantes. Pena só ser tão curto. Eu leria uma série disso facilmente, com o gibi inclusive tendo essa cara de "história de origem". E o final....para um obcecado por ciclos como eu, o final vem feito um uppercut, sucker punch. 1, 2, 3. E soa o gongo. 
Pra ler os gibis acima citados lá na social comics, é só ir lá no site da plataforma, fazer a assinatura e boas. (Se não quiser pagar, de boa, tem free trial. Mas tem muito quadrinho legal lá, então, acho que o investimento vale bem a pena. E larga a mão de ser pão duro, porra, menos de 20 conto por mês). 
Pra ler outras obras da Bendaora é só entrar no site da editora. Lá vcs acham o Bendaora comics, coletânea juntando alguns dos gibis disponibilizados no Social Comics, a hq Bull Kid e o livro ilustrado "Como escrever histórias", com dicas pra quem quer aprender a fazer seus próprios gibis. 


E pra ler Mr. Luvas.............bom, no momento não rola. O gibi esgotou e tals. Encham o saco do Raoni pra rolar reimpressão  Daí, se - e quando - rolar, comprem várias, dêem de presente pros amigos, distribuam para estranhos, enfim, deixem o cara milionário pra, quem sabe, ele poder se dedicar à uma série longa estrelada por Luvas, narrando sua jornada rumo ao campeonato mundial.....
Pra quem quiser saber mais (eu sei que eu fui comedido na descrição do negócio, mas esse é um daqueles casos em que eu gosto TANTO de uma obra, que fico com medo de não fazer uma análise que lhe faça justiça), tem resenhas curtinhas aqui e aqui. Os meninos do Jogabilidade também falaram sobre a HQ no seu podcast de aleatoriedades não videogameísticas, o "Fora da caixa" e eu recomendo pra caralho que vcs corram atrás.....
Okay? Okay!!!!!

Nenhum comentário: