quarta-feira, 21 de setembro de 2016

"People are crazy and times are strange....."



E hoje mais cedo, o mundo recebeu a triste notícia da morte de Curtis Hanson. O diretor de cinema de 71 anos já sofria há tempos de Alzheimer, inclusive, por isso, tendo abandonado a profissão. No entanto, em sua carreira, dirigiu e/ou roteirizou algumas obras bem legais como L.A. confidential e 8 mile.
Mas claro, pra mim, ele vai ser sempre lembrado por ter dirigido um dos meus filmes favoritos nessa vida: Wonder boys. Não sou de comentar morte de personalidades pq sempre acho que este tipo de coisa sempre acaba girando mais em torno do cretino que não resiste ao óbito de alguém famoso pra já jogar um "RIP fulano" ou pra compor uma charge do artista em questão chegando ao céu, do que da pessoa homenageada. Mas aqui é diferente: O longa é uma pérolazinha daquelas dificilmente lembradas quando as pessoas começam a listar filmes clássicos hiperbolicamente, mas foi um daqueles que eu vi na hora certa, exatamente quando estava "compondo" meu repertório de cultura pop. Já afirmei mais de uma vez que o cinema (e mais especificamente o mercado de home vídeo, personificado pela Top Vídeo, a maior locadora de VHS e DVDs de Avaré, cidade onde cresci) tem mais peso na minha formação do que meus pais, a escola e religião jamais tiveram. E esse filme veio numa época em que eu estava tão perdido na vida quanto o protagonista e foi BEM legal poder me reconhecer nele.


O filme, adaptação do livro de mesmo nome de autoria de Michael Chabon, conta a história do escritor Grady Tripp, um professor de literatura inglesa, e ele mesmo um escritor, que vê sua vida seguir sem direção depois de anos de bloqueio criativo travando o processo de confecção de seu segundo livro e do fim do seu casamento. E aí...bom, tudo converge pra uma noite MUITO estranha envolvendo o roubo de um carro, um cachorro morto, quantidades razoavelmente grandes de drogas (legais e ilegais) e um casaco que pertenceu à Marilyn Monroe. O filme conta com um elenco particularmente notável pra uma produção tão pequena, com nomes como Michael Douglas no papel principal, além de Robert Downey Jr., Tobey Maguire, Francis McDormand, Katie Holmes e Rip Torn, entre outros. E claro, tem a trilha sonora do filme: com clássicos de Neil Young, Buffalo Springfield, John Lennon, Van Morrison e, claro, Bob Dylan. É dele, inclusive, a canção que rendeu á "Wonder boys" o Oscar de "Best original song" de 2000: "Things have changed"



Ergo o copo de café que bebo, enquanto escrevo isso, aos céus como sinal de gratidão para um desses "wonder boys" que tornaram minha vida um pouquinho melhor, numa época em que a cultura pop era tudo que me mantinha vivo. Sláinte, Mr Hanson!!!!

Nenhum comentário: