quinta-feira, 19 de abril de 2018

Já temos o nº 01 do meu top de melhores hqs do ano (e ainda estamos em Abril)

Ontem, há menos de 24 horas, foi lançado um gibi anunciado há tempos e que eu esperava com ansiedade feito criança antes do Natal. Assim que o bichinho apareceu no comixology eu fui lá e  alguns cliques depois, já eras!!!! Vim devorando o negócio no caminho pro trabalho e me sentindo meio ridículo com uma ou outra lágrima que fugia do meu controle no processo. Aí cabou, e por mais que eu quisesse mais uma ou duas ou 20 ou 1000 páginas a mais, posso dizer que estou satisfeito e feliz e querendo distribuir cópias do negócio gratuitamente pra todo mundo que eu conheço.
E esse gibi é obviamente...



no, no, wait...what?? but whatta...NO....WHATTA HELL?? 
FUCK YOU, KEMOSABE.

Tentemos de novo.

AHAM.....

"e esse gibi é obviamente...."



Agora sim!!!!

"My boyfriend is a bear", da Oni Press, tem roteiros de Pamela Ribon e arte  absolutamente ADORÁVEL de Cat Farris e é um dos títulos mais heart warmings que eu já me lembro de ter lido nessas mais de 3 décadas viciado em gibizinhos. A história é simplesmente o que o título anuncia. Uma menina (Nora) tava solteira, vivendo sozinha, só ela e seu gatinho (Nutso), até que conhece um cara novo, gente boa, bem apessoado e que, por um acaso, é um urso  negro  americano (Urso) - não um grizzly, importante entender a diferença. :-) ....
Okay, sou suspeito pra falar dessa graphic novel? Não, apenas pq meu apelido é Urso desde os 6 anos de idade e, desde então, grupos distintos de pessoas que não se conhecem vem me chamando de Urso de novo e de novo, desde que me conheço por gente? Okay, guilty



BUT..... mesmo que eu não me reconhecesse no simpático mamífero da família dos ursídeos que co-protagoniza esse gibi, ainda acharia a história adorável. E engraçada. E triste de partir o coração, quando precisa ser (resultando, inclusive, em algumas imagens de página inteira absolutamente lindas). E tensa. Começamos a HQ assistindo o que, mesmo sem maiores esclarecimentos inicialmente, é um momento divisor de águas na jornada do casal, e a história é um grande flashback que vai nos levar de volta até esse ponto. Então, sim, existe um conflito a ser superado. Mas a graphic é, acima de tudo, como já dito, heart warming em essência, de deixar todo mundo saindo dela com o coração quentinho. 
É uma história sobre um casal EXTREMAMENTE diferente tendo que acertar a sintonia entre eles de forma a fazer o relacionamento funcionar. Todo mundo que já passou por um namoro sério e todo seu desenvolvimento vai se identificar: a tensão de conhecer os amigos da outra parte, conhecer os pais do namorado/da namorada. Os pequenos conflitos vindos do tempo de convivência. Os dias em que 50% do casal esta de mau humor. Ou pior: os dias em que 100% do casal está de mau humor. 
E é exatamente nesse slice of life universalmente identificável que o gibi nos ganha. E, óbvio, na tensão entre "mas eles vão conseguir ficar juntos ou não?". 
Toda essa metáfora dos diferentes tentando fazer um relacionamento funcionar, transformada em literalidade já que....bem....um dos membros do casal é um fucking urso.  

Não poderia recomendar mais esse gibi, sério. Sei que ainda é cedo e tem muita água pra rolar, muito quadrinho pra ser lançado até o findar de 2018, mas vai ser difícil algum outro gibi dialogar comigo no nível que "My boyfriend is a bear" o fez. 
Provavelmente deve estar pra pipocar em algum site de scans a qualquer momento, mas se vcs puderem, recomendo que comprem o gibi pq eu quero que isso venda feito água no deserto, que as criadoras fiquem podres de rica e que, talvez, isso resulte em poder ter novas aventuras do dia a dia peculiar de Nora e seu namorado Urso.

Ah sim, único ponto de divergência entre aquele Urso e este aqui teclando essas mal digitadas linhas: lá na caverna que eu chamo de casa, o dono da camiseta do Arcade Fire sou eu e não minha senhora. :-)

Nenhum comentário: