terça-feira, 10 de abril de 2018

nada a ver com nada, mas.....


Já me perguntaram mais de uma vez do porquê do meu fascínio por essas imagens de lugares abandonados, imaginando se é apenas aquele senso de morbidez típico de gente que gosta de cenários de filmes de horror e tals. E pra ser honesto, minha resposta é.... não. 
Não é bem esse meu interesse nesse tipo de local. Essas imagens de lugares decadentes e em situação de abandono não me causam tanto horror quanto me despertam uma massacrante sensação de melancolia. 


Não sei vcs, mas eu vejo uma imagem dessas e penso nas pequenas histórias individuais vívidas nesses locais, casas, parques de diversões, teatros, cinemas, igrejas e demais locais abandonados. As memórias criadas e esquecidas. Ao mesmo tempo, no entanto, o ressurgimento desses lugares e seus pequenos itens deixados pra trás, não deixam de ser tb um dedo do meio da humanidade pra entropia e pro rolo compressor que é a passagem do tempo. Lápides de tempos passados mas, ainda assim, uma cicatriz no mundo, lembrando que pessoas passaram por aquele local e deixaram sua marca. Cada pequena vida, um épico. Cada pequena jornada, uma aventura. Cada morte, um apocalipse. E centenas de dezenas de milhares de pequenas histórias perdidas. Olhar um lugar desses, portanto é, de forma pequena demais e desprezível demais mas, ainda assim, a MINHA forma de reconhecer, ainda que conceitual e de forma excessivamente abstrata, a existência dessas tramas, desses personagens, dessas narrativas e poder acenar como forma de respeito, como que afirmando que "eu reconheço a existência de cada um de vcs", da mesma forma que um dia, daqui a muitos e muitos e muitos e muitos anos, eu espero que alguém reconheça a minha, ainda que sem nem pensar em mim, individualmente. 

.........

.....mas sim, todos esses lugares dariam um filme de terror febrosão da porra, fato. :-)

Nenhum comentário: