quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Marc Maron sobre filmes de super heróis:



De um rant que o comediante teve em um dos eps. de seu podcast, o maravilhoso WTF

"When I have a big actor in here, specifically recently maybe Josh Brolin or Paul Rudd, and I seem slightly condescending to superhero movies and you think that’s rude, I want to tell you this, honestly and from the heart: I will continue to do it. I will continue to condescend to grownups who defend, almost maniacally, the integrity and need and greatness of superhero movies. 
Look, I’m all for entertainment. I’m glad you enjoy it. I don’t go. I’m not even saying that I wouldn’t enjoy it. What I am saying is that the consolidation and leveling of the culture’s taste to infantile intent and product is something that’s been coming for a long time. It’s great for movie companies. They can guarantee to make millions on franchises that were fundamentally designed for children. So the fact that you’re a grown-ass fucking person and you’ve kind of justified it in your periphery and your fucking worldview that these are great and you just can’t get enough of them, great. That’s good for you. 
But the truth of the matter is that it pushes away and pushes aside real dialogue and real human stories that now you’ve got to go to Siberia — I’ve got to go to the Laemmle to see a movie that is grown-up themed that is actually provocative and proactive in terms of making you think and making you move forward with your life and seeing things differently. Now I have to go find those. I’ve got to watch those in my living room because the audience isn’t big enough to justify the release of these films that were once known as grownup movies. Thrillers. Michael Clayton is a good movie."

ou, em PT-BR (tradução "the book is on the table/the boy loves the girl style" by este que vos tecla)

"Quando eu tenho um grande ator aqui, especificamente em casos recentes como com Josh Brolin ou Paul Rudd e eu acabo soando ligeiramente condescendente com filmes de super heróis e, se por acaso vc achar isso rude, eu só quero dizer, honestamente e do fundo do coração: eu vou continuar fazendo. Eu vou continuar condescendendo com adultos que defendem, de forma quase maníaca, a integridade e necessidade e a grandeza de filmes de super heróis. Vejam bem, eu curto entretenimento. Eu fico feliz que vcs gostem. Eu não vou. Eu não estou nem afirmando que eu não iria gostar. O que eu estou dizendo é que a consolidação e nivelação dos gostos culturais à um nível de comodificação infantil é algo que vem não é de hoje. É maravilhoso para companhias cinematográficas. Eles podem ter a garantia de ganhar milhões com franquias que foram fundamentalmente concebidas para crianças. Então, o fato de que vc é a porra de um marmanjo e vc está 100% seguro na sua bolha e na sua visão de mundo de que esses filmes são incríveis e que vc nunca vai ter o bastante deles, legal. 
Bom pra ti. 
Mas a verdade é que isso afasta e aliena diálogos reais e histórias humanas reais, as quais vc agora tem que ir pra Sibéria - eu tive que ir pra um Laemmle (*rede de cinemas especializada em filmes de arte lá de Los Angeles. Marc mora no Highland Park, bairro de LA. Joguei no google maps e procurei por "closest Laemmle theaters". Caras....fica longe pra caralho, serião) pra ver um filme com um tema adulto que é realmente provocativo e proativo em termos de fazer vc pensar e te fazer mudar tua vida e enxergar as coisas de forma diferente. Agora eu tenho que ir caçar filmes assim. Eu tenho que vê-los no meu quarto pq a audiência não é grande o bastante pra justificar o lançamento nos cinemas desses longas que um dia foram conhecidos como "filmes para adultos". Thrillers. Michael Clayton é um bom filme""

Drop. the fucking. mic.


Comentários: 
1 - Pessoal do Pajiba, que escreveu o artigo de onde esse excerto foi extraído, obviamente ficou mordido e teceu um longo argumento sobre como isso é pura esnobagem e mimimi "filmes de super heróis podem ser densos" bla bla bla "the dark knight" mimimi "Winter soldier" e os caralhos. Fica como o contra argumento permitindo o debate. Pra mim? Meh, Maron tá certo. 
2 - Nem concordo com TUDO que ele disse. Mas de fato, nego procurando Shakespeare em filme Marvel e DC é de foder.... Não que seja impossível, mas não no modelão de "pra toda família", inofensivo, inócuo e esquecível como temos aí.... 
3 - Não gostou, pega eu. :-)
4 - Maron aparentemente foi contratado para aparecer no próximo filme do Coringa. Não acho que isso invalide o que ele disse, mas, fica a observação. Also: filme do Coringa? serio? Meh...
5 - Traduzir é um trabalho pra fortes. Não consegui escapar de deixar meu eu adolescente aflorar e abrir um sorrisinho bobo toda vez que eu traduzia "grown up movies" para "filmes adultos". 
6 - BOOMER LIVES!!!!!!

Nenhum comentário: