terça-feira, 21 de julho de 2020

Conversando com o Starman #8

Um momento mais relaxante e introspectivo na nossa série. Voltamos nossos olhos uma vez mais para o "Black tie, white noise", dessa vez para falarmos da adorável "DON'T LET ME DOWN AND DOWN"


Contexto: Como dito acima, essa é a segunda faixa do album "Black Tie White Noise" que aparece aqui na coluna. Disco de nº 16 na obra Bowieana, primeiro trabalho bem recebido pela crítica depois de uma leva de discos menos artisticamente inspirados. Inclusive, já que mencionei a baixa receptividade por parte dos jornalistas musicais a "Tonight", "Never let me down" e os trabalhos do Tin Machine, é preciso lembrar que mesmo experiências menos ambiciosas como essas executadas pelo artista nos anos 80 acabaram lhe dando elementos que contribuiriam para sua nova fase na década seguinte. É possível sentir na maioria dos seus trabalhos "noventistas" como ele re-aprendeu a colaborar com outros artistas, sem a necessidade do controle absoluto do resultado final de sua arte. E se os discos anteriores pesavam na grandiloquência e na produção excessiva, este, por exemplo, sabe trabalhar bem com elementos mais minimalistas. Bowie não estava mais produzindo canções para serem tocadas em estádios esportivos com disponibilidade para shows com mais de 100.000 pessoas. Ou pelo menos, não pensadas para tal, necessariamente. E tudo bem com isso. 

Sobre a música: Essa faixa, a nona do "BTWN", tem uma origem curiosa: um dos 4 covers deste LP, ela foi apresentada ao artista, na verdade, por sua esposa, Iman. A modelo ouviu a versão original, que é de autoria de uma amiga sua, a cantora, compositora e ativista Tarha Mint Hembara, da Mauritânia, país do noroeste Africano. Segundo alguns textos, a principal diferença entre as duas versões se encontra menos na melodia, já que os artistas dessa região sempre foram bastante abertos a influencias estrangeiras em sua arte, mas nas letras. A original é sobre um homem em júbilo ao descobrir que a mulher que ama vai abandonar seu marido. A tradução, feita pelo produtor de Tarha, Martine Valmont, no entanto, tem tons mais sinistros, incluindo um elemento de obsessão na canção.
A letra seria o típico registro romântico de alguém ansiando pela companhia da pessoa amada, não fosse pela constante aparição da frase "I'm sick and tired of telling you". Esse elemento de exaustão e cansaço resulta numa mudança de tom no texto, e o que poderia ser uma declaração de amor açucarada vira um lamento. Que tenta manter o tom otimista e vender alguma esperança, mas padece no meio do caminho, apesar de suas melhores intenções. 
Musicalmente, em contraste, é um dos momentos mais calmos do disco, quase um convite para relaxar. 

Como vai ser o seu dia: Apenas relaxe, okay? Depois de várias entradas nessa seção do blog que pareciam sugerir ações e realizações e certo senso de urgência, esse é o primeiro momento que claramente nos convida para descansar. Apenas, pare e respira fundo. 
Pensa na vida, continue sonhando alto mas saiba relaxar. Lembrem-se daquela frase sobre soltar aquilo que vocês amam e se não voltar, nunca lhes pertenceu de fato. 
Grandes sonhos envolvem esforço e, afinal, toda jornada de 10000 quilômetros começa com um passo, mas saiba dar um tempo para relaxar e recobrar as forças. 

Frase do dia: Sem frase, por hoje. É uma letra sobre a incapacidade de "deixar partir". Então, vou pelo caminho contrário: ouve o som, a melodia linda, a voz rasgada de David Bowie, o sax, tocado por ele próprio, inclusive. Abraça o mistério e aproveita a pausa. O mundo vai estar lhe esperando de volta ao final. 

Nenhum comentário: