sexta-feira, 24 de julho de 2020

Conversando com o Starman #10

Okay, quando eu comecei essa série, eu não considerei o fato de que oráculos geralmente servem para oferecer alguma esperança para as pessoas e, bom, essa sensação de um futuro melhor não é moeda corrente na mitologia Bowieana.
Vejam bem: meu problema com astrologia, tarot e toda forma de oráculo é que normalmente, eles servem pra prever algo superficial. Se meu dia vai ser bom, se a pessoa amada volta em 3 dias ou não, quem é meu aliado na empresa e quem quer meu mal. E normalmente, tudo vem num tom de positividade e otimismo que me soam irreal. Tudo vai inevitavelmente dar certo. Sempre.
Eu já disse aqui inclusive, que eu entregaria meu total respeito ao primeiro oráculo que chegasse me dizendo tipo "seu dia vai ser horrível, sua família inteira vai ser tragada pela Terra e existem gigantescas probabilidades de que você seja o anti-cristo bíblico. E sua cor do dia é verde"
Bom... nesse aspecto, essa seção me soa extremamente satisfatória. A canção de hoje, por exemplo, que vai dar o norte não só de hoje mas do final de semana é KINGDOM COME. Então, senhores, fiquem em casa. Ou corram paras as montanhas. 


Contexto: Faixa 8 de um dos meus LPs favoritos de David Bowie, o lendário "Scary Monsters (and super creeps)", seu décimo quarto disco de estúdio e aquele que muitos apontam como "o começo do fim" (e só pra constar, agora, aleatoriamente, começou a tocar "Ashes to ashes", a.k.a. "a música mais bonita do mundo" no youtube. Eu sei, não é uma coincidência e sim ação dos onipresentes algoritmos da plataforma, mas.... serendipitía, de qualquer forma). Seus álbuns anteriores, normalmente reunidos sob o epíteto de "a trilogia de Berlin" - "Low", "Lodger" e "Heroes" - foram um grande sucesso crítico, mas menos bem-recebidos em termos de vendas. Aqui, no entanto, temos um maior equilíbrio, o que reverteu em maior aceitação do público. Alguns textos que li, no entanto, indicam o efeito negativo disso, já que os próximos lançamentos do artista iriam se voltar mais em direção ao popular, ao rock de arena, rendendo obras menos inspiradas. "Let's dance", seu disco seguinte, seria seu campeão de vendas e, apesar de ser um álbum querido pela crítica, caminha ainda mais em direção do mainstream. 


Sobre a música: A canção é, de fato, um cover de um dos ídolos pessoais de Bowie, Tom Verlaine, ex-Television e, na época, lançando seu primeiro disco solo, de onde a faixa veio por indicação do guitarrista e colaborador constante de David, Carlos Alomar. A música descreve o dia-a-dia de um homem numa rotina de trabalho massacrante. Ele quebra pedras e vai pra casa, onde implora por pelo menos uma noite de descanso, apenas para no dia seguinte, voltar à labuta. 
Curiosamente, existe uma diferença entre esta versão e a original que reflete o tom geral de "Scary monsters.." em geral: enquanto a canção de Verlaine tem a frase "when the kingdom comes" no refrão, Bowie joga a frase pro final da canção, já em seus últimos momentos. A esperança do protagonista da original é uma constante, ao lado dele o tempo todo, mantendo-o de pé.
Na versão Bowieana da música, mesmo esse alívio é um luxo não disponível. 
O mundo de "Scary monsters..." é um lugar hostil, fascista e cheio de vícios prontos para destruir uma alma humana. Esperança, aqui, é um item em falta.

Como vai ser o seu dia: Okay.... só reiterando: corra para as montanhas?
Não, okay, tentemos um tom mais amigável: Relaxe. Tire um dia de descanso. "Trabalhe para viver, não viva para trabalhar".....

E também, enquanto prepara a mochila para a viagem para as supra-citadas montanhas (porque, sejamos realistas...), não se esqueça de comida em lata e kit de primeiros socorros. Uma bússola seria interessante caso haja intenção de voltar para a vida em sociedade em algum momento futuro (mas não lhe culpo se não for esse o caso)
Um bom livro é a melhor companhia para a jornada. E se for com alguém e em algum momento for interpelado por um animal selvagem, jamais se esqueça: você não tem que correr mais que o animal lhe caçando. Você só precisa correr mais do que o seu amigo ao lado.
Boa noite e boa sorte. Nos vemos na segunda.

Frase do dia: "I just need one day". 

Nenhum comentário: