quinta-feira, 2 de julho de 2020

nada a ver com nada, mas....



Acho.....que o último filme de super heróis que vi foi "Avengers: Endgame" (que eu, sempre que vou escrever sobre, insisto em chamar de "Ultimate". O processo é sempre o mesmo: escrevo, bate a dúvida, vou no google e vejo que estava errado. Sim, é o "evento" cinematográfico de uma geração, mais de uma década de concepção. E eu mal consigo lembrar do nome). Teve "BrightBurn", não teve?
Aquele foi um filme de heróis legal. Antes disso teve "Spider-Verse". Meu favorito de todos que eu já vi e o motivo pelo qual eu comemoraria a notícia de um cancelamento dos longas em live-action da Marvel e sua substituição por animações em 2D e 3D como se meu time tivesse ganho a final do mundial de interclubes. Claro, fosse eu um fã de futebol. Nem sei do que estou falando. 
Comemoraria como se meu wrestler favorito tivesse se tornado campeão mundial dentro da empresa na qual se consagrou. David Starr na OTT.... claro... antes de.... vocês sabem. #exposed.
Inclusive, quão desconfortável pra mim é lembrar que David Starr vs Jordan Devlin era minha top luta de 2020 e já era certeza na cabeça da minha lista de melhores do ano?
Dois mil e vinte em versão resumida, imagino. Mas divago.
Enfim, eu adoro Spider-Verse. E eu adorei Birds of Prey, filme que vi, finalmente, na semana passada. Não vou entrar no mérito de explicar o roteiro aqui porque quero acreditar que os senhores pertençam a um dos dois grupos: ou são fãs de filmes do tipo e já viram e reviram a obra várias vezes. Ou odeiam filmes baseados em quadrinhos, o que significa que vocês não se importam com isso.
Meu ponto é: Eu vi Birds of prey. Aliás, "Birds of Prey and the fantabulous emancipation of one Harley Quinn". Que depois foi reduzido pra "Harley Quinn and the birds of prey", pq é nesse tipo de mundo sem graça que a gente vive. 
Adorei o filme. Longe de ser perfeito. É outro que cai na minha triste teoria de que filmes de hqs são excelentes filmes, mas sempre desabam quando lembram que são filmes de HQ. Quando precisam abraçar os tropes e os elementos típicos dos gibizinhos. Porque, afinal, como eu sempre bato, uma coisa é uma coisa e ...bom, vocês sabem.
Adorei as cores, a grandiloquência, a auto-consciência de não se levar a sério demais. Adorei até personagens os quais eu normalmente não gosto. A Canário tem seus momentos. E se for pra adaptar a Caçadora pras telas, ainda bem que escolheram uma atriz como Mary Elizabeth Winstead. 
A trama sobre independência e a tal "emancipação". O filme é da Harley, né? Dela e de suas hienas.
Odiei apenas, como dito, os momentos super. Tá a ação acontecendo e a gente lá, hipnotizado. 
Bala voando em proporções que fariam John Woo abrir um sorriso imenso.
Aí, lembram que a Canário tem poderes e o usam num Deus ex Machina nunca mencionado nem antes, nem depois desse momento. E ao final, as personagens aparecem usando seus superuniformes.
Que. coisa. brega. Mas até aí, por mais densos que sejam os filmes do Batman solo, sejam os do Christopher Nolan ou os mais recentes dirigidos por....bom, quem se importa?...., ainda é uma história de tragédia, dor e ressurgimento das próprias cinzas protagonizadas por um milionário vestido de morcego. Um ninja, bilionário que leva o horror aos corações covardes e supersticiosos dos criminosos enquanto usa orelhinhas de gatinho. 
Acho que vocês pegaram a idéia. 
Enfim, tem seus defeitos. Mas são momentos tão curtos que não afetam a experiência em si, essa sim, absolutamente satisfatória. Até animei em ver mais coisa com a Harley, sejam suas hqs solo, seja sua série de animação. 
Por hora, adiciono esse filme na minha extremamente curta lista de filmes de super-heróis live-action recentes dos quais gosto. Mas assim: gosto MESMO. Lista essa onde constam "Thor: Ragnarok", "Iron Man III", o último filme dos Vingadores e "Black Panther". 
"Birds of prey and the emancipation of one Harley Quinn". Uma viagem lisérgica e extremamente divertida. 
E cujo título, aliás, eu lembrei de cabeça, sem necessidade de googlar. Mais de 40 caracteres. Mais que o dobro, pra efeitos de perspectiva, de "Avengers: Ultimate Endgame"
Falemos de impressões duradouras aqui.... 

Nenhum comentário: