quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Minha segunda vez com Amelie Poulain!

Ok, vejam essa foto...






Sejam honestos: vcs não tem vontade de pegar um taco de hóquei e sentar a porrada nesse sorriso idiota?
Se tivesse um personagem com um sorriso desses em Counter Strike, vcs não iriam dar double-headshot nele com todo prazer do mundo??

.....
Pois é, eu também. E foi o fato dessa foto ser a imagem de capa do dvd do filme “O Fabuloso destino de Amelie Poulain” que me desmotivou de vê-lo por anos, apesar de todo elogio que o filme motiva.
Enfim, uns anos atrás, decidi ir contra minha própria natureza e assistir o filme.
Tentei 3 vezes e dormi em duas.
A protagonista era até simpática, a estética do filme era realmente linda, mas....... eu não tinha comprado a idéia.
Devolvi o filme na locadora e passei os anos seguintes falando mal pacas dele (do pouco que eu lembrava pelo menos, o que invariavelmente envolvia uma cena da protagonista ridiculamente vestida de Zorro).

Prova viva de que tudo definitivamente tem sua hora certa pra acontecer, ou, nas palavras de Fitzgerald, “como toda relação eterna, ainda era cedo demais...”
Semana passada, tava eu com minha coruja lá em Avaré, na casa de papai e mamãe. Depois de uma maratona de filmes, saímos pra passear e por alguma razão que minha memória falha não me deixa lembrar, tocamos no assunto do filme acima citado.
Minha coruja adora e eu odiava (pelo menos até então). Então eu digo “Olha, se não fosse uma idéia idiota, eu ia contigo até a locadora mais próxima e alugava Amelie Poulain pra assistir contigo”.
Bom, idéia idiota ou não, foi o que eu fiz. Fomos até lá e alugamos o dvd.
Antes de assistir, eu ia me impor algumas condições:
- Iria desconsiderar a vez anterior que vi o filme, pq admito que foi com certa má-vontade.
- Iria desconsiderar meu ódio mortal à França e a tudo que vem de lá (excetuando talvez o pãozinho e os croissants).
- Iria ter paciência com o sorriso idiota da protagonista.
- Iria resistir à vontade de desligar a tv na cena em que ela aparece vestida de Zorro.

Isto posto, revi o filme.
.....e bizarramente....eu adorei.
Muito.
Muito mesmo!!!
O comportamento da protagonista, que me incomodava bastante antes, é plenamente explicado no decorrer da trama, e eu deixei isso passar antes pq.... bem, pq não era hora de eu gostar desse filme, ponto!
Fato é que eu adorei, já baixei a trilha sonora e pretendo comprar o DVD pra ver os extras, assim como quero ver outras obras do diretor Jean-Paul Jeanet.
Pra quem não conhece, conta a história de Amelie, uma garota um tantinho complicada mas ainda assim adorável, que certa noite descobre uma caixinha com pertences de um ex-morador da casa que habita e decide devolve-la ao dono. A partir do resultado desta pequena empreitada, ela começa a afetar a vida de outras pessoas próximas a ela (e no processo, acaba passando por situações que fazem com que ela perceba a necessidade de mudar a própria vida). O filme fala das pequenas coisas as quais deixamos passar batido, mas que são tudo aquilo que tornam nossa vida suportável nesse mundo, além de como as vezes nós mesmos criamos barreiras que atrapalham nosso acesso àquele conceito bizarro conhecido como “felicidade”.
Fica aqui a recomendação pra que vejam esse filme que conseguiu a façanha de me fazer simpatizar com a França e seus habitantes.....

.........ou pelo menos antipatizar com eles um pouco menos..... :-)


Um comentário:

The Owl disse...

Mais um que eu consegui converter! Agora só me falta dominar o mundo.