terça-feira, 15 de setembro de 2015

1001 discos para ouvir antes de morrer


Quem já deu uma olhada mais cuidadosa na barra de links aqui do lado do blog vai notar que um deles vai dirigir o leitor a um tumblr que eu fiz uns bons anos atrás que tinha como propósito resenhar, em ordem cronológica, cada um dos 1001 discos contidos no livro "1001 discos para ouvir antes de morrer".
O projeto acabou sendo interrompido pq eu fui surpreendido com um fato desconhecido: escrever sobre música é difícil pra cacete. Principalmente se vc não tiver intenção de recorrer à termos batidos do jornalismo musical ("energia", "pegada", "a cozinha da banda", "intensidade") ou ás metáforas tipicas da descrição de uma arte não pictórica/visual (vejam bem, tal qual os irmãos Mael, eu adoro metáforas quando bem empregadas. O problema é que o normal por aí é gente se metendo a escrever sobre música recorrendo a descrições quase parnasianas em sua grandiloquência e breguice).
Mas, devo dizer, vivo querendo retomar o blog de música, se não pelo prazer de cumprir um desafio pessoal desse nível, pelo menos pra poder conhecer bandas que eu não ouviria de outra forma (e olha que eu me considero um homem sem muito preconceito musical, salvo um ou outro gênero). Pra quem quiser tentar a sorte em algum projeto parecido - ou apenas quiser se embrenhar em discos que pode não ter ouvido ainda - deixo aqui o link pra essa radio romena que liberou cada um dos 1001 discos pra audição online.  É só clicar na capa e botar o bichinho pra tocar (devo dizer que preferia o layout antigo do site, em que os discos estavam organizados de forma cronológica, bem melhor que a alfabética do design atual).
Excellent...


ah sim, tudo isso pra dizer que até semana que vem devo voltar a postar no "1001 discos e eu". \o/ 

E esperem posts do gênero aqui no blog, incluindo, duas discografias comentadas. 

Projects.... so many projects.... :-) 

Nenhum comentário: