quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Ta-Nehisi Coates em "Black Panther"



E aí eu sou recebido com a notícia de que Ta-Nehisi Coates vai assumir o roteiro da nova HQ do principal (e não nos esqueçamos, PRIMEIRO) super herói negro da Marvel, o Pantera Negra, e eu vejo gente empolgada e feliz da vida e eu não consigo me sentir da mesma forma apenas pq.... eu não conhecia o autor. E não sabia de dois detalhes sobre ele

1) ele é negro e isso é extremamente importante considerando que estamos falando de um personagem com um puta peso simbólico/político como é o caso de T'Challa (e, indo mais além, de um personagem chamado PANTERA NEGRA) e ainda vivemos num contexto em que falta diversidade nos quadrinhos, tanto entre os autores quanto entre os personagens (ainda que a industria esteja melhorando a esse respeito)
2) Ele é um ensaísta, escritor e jornalista com vários textos discutindo a situação racial no cenário americano, além de política e cultura (quando não relacionando os 3 temas). E, devo dizer, com um texto muito bom, fazendo jus ao elogio vindo do New York Times que o descreve como "um dos mais brilhantes escritores americanos".

Ta-Nehisi Coates
Well, ignorância não é mais uma benção no atual mundo em que vivemos e depois de uma rápida busca no google, achei alguns artigos do escritor.

Oh boy. AGORA SIM, eu estou empolgado. Não só pelo aspecto político do envolvimento de Coates com o titulo do Black Panther mas pq existe uma época distinta do personagem que figura facilmente entre as melhores histórias de super heróis já escritas. Ponto. 


"Black Panther (vol. 3)" publicada entre 1998 e 2003, com 62 edições, com roteiros de Christopher Priest e arte de vários artistas (entre eles Mark Teixeira, um dos favoritos da casa), que lidava bem com o fato de que, apesar do uniforme e da posição permanente entre os Vingadores, T'Challa NÃO é um super herói e sim um monarca. E não apenas, mas provavelmente, o monarca mais poderoso da Terra, junto com Namor e Victor Von Doom. Galera procurando um gibi que celebre a diversidade e que, hey, seja - pq ainda estamos falando de entretenimento - muito bem escrito (com um equilíbrio muito bem dosado entre aventura, humor e política) e desenhado, corram atrás. (E se gostarem, recomendo a série "Quantum & Wood" da Valiant Comics, também escrita por Priest e um dos meus títulos atuais favoritos). 

Christopher Priest
Por tudo isso, vou ler o trabalho de Ta-Nehisi no título estrelado pelo líder de Wakanda com expectativas lá em cima. :-)

Nenhum comentário: