terça-feira, 15 de dezembro de 2015

nada a ver com nada mas: um rant a respeito de raiva....


E então, eu e minha digníssima namorada comentávamos outro dia sobre como eu queria abrir o cranio de um cara folgado que encontrei no metrô, certa feita, ao meio, e ela cogitou que talvez, APENAS talvez, eu tivesse anger issues internalizadas. Apenas na brincadeira, joguei o termo no google e achei alguns exercícios de respiração na internet, para serem utilizados em momentos de pico de raiva, visando causar uma sensação de relaxamento e atenuar a sensação. "Blz", pensei, "funciona, vou utilizar sempre que tiver crises de raiva. Falow, valeus...LOL".

E nas ultimas 48 horas, eu devo ter utilizado o recurso umas 120 vezes.

O que me leva à duas hipóteses: ou o mundo está particularmente obcecado em extrair o pior possível de mim, ou, muito mais provável.....



"Mas não é possível. Eu sou frequentemente descrito como uma pessoa gentil...."

Aí eu lembrei que gentileza pode ser um sintoma disso sim. Afinal, primeiro, ela desarma possíveis pessoas rudes, fazendo como que eu não tenha que lidar com esse traço de personalidade que eu acho particularmente repulsivo.
E em segundo lugar, se mesmo sendo absurdamente cortês, alguém for desagradável comigo, eu sei que o problema não foi comigo e já posso colocar o nome do responsável pela grosseria na minha listinha, constantemente atualizada (minuto a minuto) de pessoas a extirpar do convívio tal qual um câncer (esse é o nome oficial da listinha, aliás).

"hey..... lembrando agora, eu tenho gastrite nervosa..."

pois é..

"ow fuck"

"ow fuck" indeed, cara pálida. 

MAS......preciso dizer, não acho que eu mudaria se tivesse a chance. Fato: eu não sou um artista e não sou dotado de nenhum talento do tipo, mas os poucos textos de que realmente, REALMENTE gosto, vem de certa inquietação, uma forma abrandada de raiva. Todo meu senso de humor, pra quem me conhece, vem dessa minha constante sensação de inadequação, combustível, provavelmente, para momentos de mau humor.
E eu não sei se eu gostaria de virar uma pessoa mais uplifting. Afinal....arte feliz é um porre, né? 
Os principais nomes do movimento punk e new wave, rap. Alguns dos meus cineastas favoritos e quase todos os meus comediantes prediletos, todos tem na raiva certo ponto em comum. 
Eu não duvido que sensações alegres e de pertencimento possam gerar bons exemplos de produção artística (ou qualquer que seja o nome do tipo de texto que eu gosto de escrever) mas, quando eu penso em arte feliz, penso em coisas tipo Tiesto e Trance music e música sertaneja e Axé Music e música "pra pegar mulher".
Quando eu penso em arte feliz eu penso em gente que aplaude o sol e pede por "good vibes" (eu sei o que vcs pensaram agora, crianças. "Ah, vc curte Brian Wilson e o cara compos good vibrations". Sim. E se vc conhecer a história do cantor e compositor dos Beach Boys, vai perceber que falou besteira e que a produção dele é toda cheia de momentos sombrios, frutos, aliás, de uma vida profundamente complicada). 
A dor gerou artistas tipo Iggy Pop, David Bowie, Lou Reed, Afrika Bambaataa, Woody Allen, Louie C. K. , Tim Burton, Killer Mike e tantos outros que eu precisaria de umas 500 páginas pra terminar.
Arte feliz criou figuras tipo....sei lá... Luciano Huck

E afinal das contas, o que é esse blog senão um grito raivoso, não? Alguém bradando a plenos pulmões: "SEUS PUTOS!!! PQ DIABOS VCS PERDEM TEMPO COM X QUANDO Y EXISTE? PQ CARALHOS A PANINI BRASIL PUBLICOU CADA MALDITA EDIÇÃO DE X-MEN DO CHUCK AUSTEN E PULOU UMA PRECIOSIDADE COMO "TRUTH: RED, WHITE AND BLUE"? PQ DEMONIOS EXISTEM PESSOAS COMENTANDO SOBRE CAVALEIROS DO ZODÍACO E A QUINQUAGÉSIMA SEQUENCIA DE NARUTO E NINGUÉM SE IMPORTA COM COISAS COMO ...sei lá, "SILVER SPOON" ou "DESERT PUNK"? PE DEMÔNIOS "HANNIBAL" E "COMMUNITY", DUAS SÉRIES QUE TORNARAM A MÍDIA EM QUE SE INSEREM MELHOR DO QUE ERA ANTES DA EXISTÊNCIA DELAS, TIVERAM QUE PENAR PRA TER MEIA DÚZIA DE TEMPORADAS ENQUANTO "THE FUCKING BIG BANG THEORY" JÁ ESTÁ AÍ HÁ DUAS ERAS GEOLÓGICAS? PQ CARALHOS A "CENA DE TOKUSATSU BRASILEIRA" AINDA FICA PUNHETANDO JASPION E CHANGEMAN E TV MANCHETE ENQUANTO TEM MAIS DE 50 ANOS DE SÉRIES E FILMES PRA SE EXPLORAR? PQ A PORRA DO MIS TEM QUE TRAZER FIGURAS COMO SHINICHIRO WATANABE PRO BRASIL ENQUANTO AS CONVENÇÕES TIPO "ANIME ESQUINA" AINDA PERDEM TEMPO COM ALGUM IRMÃO PIOLOGO? PQ DIABOS COM NOMES COMO NIGEL GOODMAN, GUS LANZETTA, JOÃO CARVALHO, entre outros, QUANDO AS PESSOAS PENSAM EM "COMEDIANTE STAND UP" EU AINDA SOU OBRIGADO A OUVIR NOMES COMO DANILO GENTILI E RAFINHA BASTOS? E PQ DIABOS AS PESSOAS AINDA RESPEITAM A PORRA DO PÂNICO? PQ DIABOS EU TENHO QUE "APRENDER A ACEITAR" OBSCURANTISMO E IGNORÂNCIA E RELAÇÕES INJUSTAS DE PODER COMO SE FOSSEM COISAS "NATURAIS" E ARGUMENTOS COMO "O MUNDO SEMPRE FOI ASSIM"? E PQ DEMÔNIOS O TEMO "GÊNIO" HOJE EM DIA É UTILIZADO PRA CADA FILHO DA P*** QUE CONSEGUE FAZER ALGO QUE, SE NÃO FOSSE CAPTURADO POR UMA CÂMERA, SERIA, EM QUAISQUER OUTRAS SITUAÇÕES, CONSIDERADO MEDÍOCRE?"


*respira..... respira......... OK, ok....eu só precisava tirar isso do peito, ok? 

Acho que vcs pegaram a idéia geral.... 


"Anger is a energy", já dizia, John Lydon uma das figuras mais raivosas e interessantes da música pop que aliás, lançou, recentemente, com seu Public Image Limited, um dos cds mais relevantes e raivosos e incríveis do ano. Album esse que atende pelo nome de "What the world needs now", que, sim, é uma piada sobre o retorno da banda mas também é uma referência ao principal combustível mantendo a chama de figuras como Lydon acesa: a boa e velha raiva. 
De gente chapa branca, o mundo já tá lotado. E se o preço pra essa "habilidade" de se irritar com as coisas, voltando pra escala micro e insignificante da minha própria figura, é a pecha de "resmungão" e ocasionais dores REALMENTE incomodas fruto de excesso de acidez estomacal em virtude de crises de mau humor, bom...... Bolos, ovos, etc, etc, etc.... (E afinal, os exercícios de respiração realmente ajudam). Algumas pessoas mudam pra se tornarem melhores ou serem mais felizes. Outras só se acostumam, a viver com seus demônios e tentam se tornar pessoas melhores não apenas APESAR destes demônios mas POR CAUSA deles. Provavelmente não vou terminar mais feliz no processo, mas..... felicidade é pra losers, anyway.....:-)

* Só pra fins de registro, eu deveria ter deduzido a respeito da minha relação longeva com a raiva, considerando que eu entrei no mundo dos quadrinhos ao, já aos 10 anos de idade, me reconhecer na figura do Hulk (nessa época, começava a publicação no Brasil, via editora Abril, da clássica fase do personagem com desenhos de Todd MacFarlane e roteiros do genial Peter David).

Nenhum comentário: