quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

"Whanau"

Achei esse vídeo meio sem querer e eu TENHO que posta-lo aqui por ser uma das coisas mais poderosas que já me lembro de ter visto na vida.
O vídeo junta 1700 alunos da Palmerston North Boys' High, escola neo zelandesa para garotos, para realizarem a Haka (um canto de guerra do povo Maori australiano) em homenagem ao professor Dawson Tamatea, morto em Junho desse ano. 


Não conhecia a história de Tamatea até 20 minutos atrás, mas lendo um pouco, me parecia um homem incrível. Todo mundo ressalta como ele criou um conceito de família dentro da escola e como era um grupo de alunos extremamente unido. Usando um termo tirado da língua maori, "whanau", algo como família fora da família (tipo o conceito japonês do "nakama", de laços de amizade que superam os de sangue, entendem?)
Vendo o vídeo acima, acho que ninguém questionaria o impacto do professor na vida desses guris. Belíssimo, não?  

Vi primeiro aqui

Nenhum comentário: