segunda-feira, 20 de junho de 2016

A sangue frio



Tentando diminuir a lista de livros não lidos da minha estante, comecei a ler "A sangue frio" clássico de Truman Capote. Contrariando minha própria natureza, decidi adentrar o livro sem prévias pesquisas nem sem ver opiniões de terceiros sobre. Não que eu possa dizer que comecei o processo de fruição da obra de forma completamente "cega": eu sei que o livro é um clássico, eu sei que o livro é uma das pedras fundamentais do jornalismo literário e um dos primeiros a usar técnicas de literatura pra descrever uma história não-ficcional e, apesar de já haver algum tempo, eu assisti a biografia de Capote com o Philip Seymour Hoffman e dirigido por Bennett Miller.


Ainda estou no comecinho, e, dotado apenas dos fatos acima e do que já li, posso dizer que entendo perfeitamente pq este livro tem a reputação que carrega. O livro é fruto da investigação do autor a respeito de um caso de homicídio múltiplo ocorrido em Holcomb, uma cidadezinha rural no meio do Kansas, em 59. É assustador pensar que ainda não cheguei na pág. 100 e o crime narrado ainda não ocorreu e, mesmo assim, me vejo completamente imerso na "história". Nenhum dos envolvidos ali é um personagem particularmente fascinante, todos pessoas comuns, com uma vida ordinária e um cotidiano não muito diferente do meu ou do de vcs lendo isso (salvo o fato de serem pessoas que lidam com agricultura e estarmos falando do oeste americano dos anos 50). E mesmo assim, é quase magnética a forma como vc se importa com aqueles personagens, e isso vale tanto para as vítimas (a família Clutter) quanto para com os assassinos (Dick Hickock e Perry Smith). 
E como eu leio melhor com trilha sonora de fundo, separei a OST de "The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford" de autoria de Nick Cave e Warren Ellis, composta para o neo clássico de 2007 dirigido por Andrew Dominik e estrelado por Brad Pitt e Casey Affleck
E não foi por coincidência que escolhi esse álbum, já que tanto o livro quanto o filme partilham de algumas similaridades: ambos tem ambientação rural, ambos tem aquele elemento de serem crônicas de mortes anunciadas já no título e, principalmente, ambas as obras tem um tom de melancolia quase palpável de tão denso. 
Pra quem ficou curioso, o livro tem edição nacional de 2003 pela companhia das letras e vcs acham fácil nas saraivas e livrarias cultura de suas respectivas cidades. E a OST, essa eu deixo abaixo.
Não sou um cara muito de trilhas sonoras, mas me pego direto pensando sobre e ouvindo as canções desse disco, então, isso deve querer dizer alguma coisa... 

Nenhum comentário: