quarta-feira, 15 de junho de 2016

Ride with Norman Reedus


Então, por motivos de "Norman Reedus", me interessei pelo novo programa apresentado pelo ator. "Ride with Norman Reedus" ganhou matéria em algum lugar e alguém da minha TL no twitter deu RT no negócio e aí descobri que o projeto existia e como eu gosto muito do ator, fui atrás pra ver do que se trata (e, salvo os trabalhos prévios dele, não é como se eu tivesse várias opções. sobretudo considerando que eu desisti de The Walking Dead lá pela segunda temporada). 
Vale citar que, apesar de eu gostar de motos, eu passo longe de ser um nerd de veículos, de entender sobre motores, válvulas, quantidade de cavalos e coisas do gênero. E nem passa pela minha cabeça aprender a pilotar uma maquina do tipo, não apenas pq nem de bicicleta eu sei andar mas tb pq existe certo elemento traumático associado a motocicletas depois de mais de uma morte na família em decorrência de acidentes de direção. E do jeito que eu sou medroso pra dor e completamente descoordenado..... (lembrem-se daquela frase famosa de que quando vc é motoqueiro, não é uma questão de "se" mas de "quando" vc vai cair). 
Isso posto e surpreendentemente, gostei pra cacete do episódio de estréia. Sabem aquilo que falam de Top Gear ser um programa sobre carros pra quem não é entusiasta de veículos do tipo? Ou sobre a saudosa versão nacional da revista Inked, que, mais do que falar apenas de tatuagens e equipamentos para profissionais da área, funcionava como uma evangelizadora a respeito da cultura associada ao ato de tatuar? 
Pois é, é mais ou menos o mesmo princípio: "Ride..." é tb pros especialistas no negócio mas não aliena apreciadores de veículos de duas rodas mais "casuais" como eu, por exemplo. E o negócio não é um "super trunfo" de motos, com números e estatísticas de potencia ou velocidade mas uma celebração de toda a cultura associada ás motocicletas, aquele lance "easy rider" de liberdade e subversão e rock n' roll e coisas do gênero. Pra alguém que nunca pilotou nada, exceto em jogos do tipo, é incrível como o programa consegue transmitir a sensação de dirigir sem rumo apenas pelo prazer de faze-lo; algo ao mesmo tempo intenso as hell e, paradoxalmente, quase zen em sua serenidade.
Os veículos em si são obviamente celebrados mas há a celebração tb de toda a cultura associada a eles e os conceitos que vem juntos. Reedus e seus convidados cruzam estradas à toda velocidade, visitam lojas especializadas, conversam com fãs envolvidos em todos os "lados" da indústria, de vendedores ao pessoal que customiza e, especificamente nessa season premiere, trocam uma idéia com o pessoal do Motorcycle & Misfits podcast. 
Espero que o projeto dê certo e tenhamos várias temporadas adiante, não apenas pq Norman Reedus é carismático pra cacete mas pq o seriado é genuinamente bom. 
Pra quem quiser saber mais sobre o show (exibido aos domingos na AMC) ou simplesmente quiser ler uma entrevista bem legal com Norman Reedus, deixo o link pra uma conversa com o ator publicada no deadline.com 

Nenhum comentário: