quinta-feira, 16 de julho de 2015

Gutterdämmerung: o filme mudo mais barulhento da Terra

"The Loudest silent movie on earth" é o que prometem os realizadores de Gutterdämmerung e, considerando os nomes envolvidos, eu acho bastante provável que eles entreguem o que anunciaram. Com direção do fotógrafo e diretor artístico sueco Bjorn Tagemose (estreante na direção de longas mas que já dirigiu alguns comerciais e clipes, além de alguns projetos de vídeo-arte), o filme conta a história de um mundo onde Deus venceu o demônio ao tomar posse da sua guitarra satânica. 
O resultado foi um planeta estéril, sem sexo, drogas e rock n'roll, mais parecido com um comercial de margarina ou com o sonho molhado de algum fundamentalista cristão. Até que um anjo resolve mandar a guitarra pra Terra novamente e aí... unleash hell (sem trocadilhos). Então, um pastor fundamentalista contrata uma guria para encontrar a tal guitarra e restaurar a ordem na casa. 

A sinopse em si já é particularmente interessante, mas a peculiaridade aqui é: esse, como a tagline que intitula esse post entrega, é um filme mudo onde as pessoas vão assistir a exibição como em um show, com uma banda ao vivo fazendo a trilha sonora.
Se isso já não fosse awesome o suficiente, o diretor já anunciou que pelo menos 12 nomes famosos vão estar no elenco e os já anunciados são de fazer os olhos brilhar: gente como Iggy fucking Pop, Henry Rollins, Jesse Hugues do "Eagles of death metal", Grace Jones, entre outros. Demais nomes serão anunciados nas próximas semanas. 
Segue o vídeo de lançamento, divertidíssimo (Henry Rollins anunciando Grace Jones como um dos rostos mais reconhecíveis do mundo e "quando vc vê essa mulher, inúmeros pensamentos passam pela sua cabeça. "quem é ela?" DEFINITIVAMENTE não é um deles".)



Sério, há 20 minutos atrás eu absolutamente não sabia da existência desse filme e ele foi de "total desconhecimento" para "MEU BOM DEUS, eu só fui colocado neste plano existencial para testemunhar tamanha epicidade diante de meus mortais olhos".
Sem brincadeira, I'm totally and completely sold!!! Sim, eu sei, eu moro no Brasil e as chances disso ser exibido aqui nas condições que o diretor concebeu, com banda ao vivo e tudo mais, beiram o zero. Mas foda-se, na pior das hipóteses, eu boto essa porra pra rodar no computador com uma lista de canções especialmente escolhidas pra coisa e com som no máximo. Afinal, esperança, hoje em dia, é um ato de rebeldia em si. :-)
Algumas das fotos (lindas, ABSOLUTAMENTE lindas) já lançadas do projeto.



O site oficial do projeto é o gutterdämmerung.com. Assim que saírem mais notícias do projeto, eu posto aqui.



Nenhum comentário: