quarta-feira, 22 de julho de 2015

The gang from Riverdale High

Eu tô sempre falando do Archie, Jughead, Betty, Verônica e demais personagens de uma das séries de HQs mais longevas do planeta por aqui, mas as vezes esqueço que ela não é muito conhecida no Brasil o que é uma pena. Acho que a comparação mais próxima (guardadas as devidíssmas proporções) seria com a imortal "Turma da Mônica" em termos de penetração na cultura pop e, como já disse, longevidade (a primeira aparição do personagem ocorreu na "Pep Comics #22" de Dezembro de 1941. Archie ganhou título próprio no ano seguinte). Mas mesmo sem nunca ter nem encostado numa página de uma HQ dos personagens ou da editora, a gente tem algumas das criações dela no nosso imaginário, meio sem saber: Lembram de "Sabrina, a aprendiz de feiticeira"? Pois é, nasceu num gibi do Archie e, posteriormente, ganhou sua própria série em quadrinhos pela editora. Pros mais velhos: "Josie and the pussycats"? Idem, depois adaptada pra uma série de animação, fruto de uma parceria da Archie comics com os estúdios Hanna-Barbera
Recentemente a editora tem lançados alguns crossovers bizarros - e exatamente por isso, bem legais - além de novos reboots dos títulos visando ganhar ainda mais relevância, tanto no mercado interno quanto no resto do mundo e, devo dizer, os resultados vem sendo bem positivos. Ultimamente tenho ouvido falar bem mais, tanto do título principal da editora (que teve pelo menos 3 reboots recentes e simultâneos: um focando na vida adulta de Archie e seus amigos - olha mais um paralelo com a turma da Mônica aí -, um reboot de terror - sinistro pra cacete, devo dizer - e o mais recente, lançado esse mês, com envolvimento de grandes nomes da industria como Mark Waid, Fiona Staples, Chip Zdarsky, entre outros...) quanto do material licenciado que ela publica (comics do Sonic, Megaman, etc.)

O título focado na vida adulta do Archie...

A HQ de horror do rapaz....

....e a da Sabrina.

E o reboot mais recente.

Mas, mesmo que todas essas citações tenham passado batidas por vc, fiel leitor, me arrisco a dizer que pelo menos UMA referência vai te soar reconhecível: o clássico single lançado pela "banda" em 1969 e que já foi até tema de abertura de novela aqui no Brasil, além de um daqueles hits que tocam direto nos programas de flashback das Jovem Pan e Alpha FMs da vida, "Sugar, sugar"



Nada?

Mesmo?

Diabos...

Ok, ok, ok..... vc é usuário do tumblr? Então, pelo menos uma vez na vida, vc já deve ter visto imagens desse simpático - e amargurado - gato falante.





HAH!!! All hail Salem!!!!!

Nenhum comentário: